8 curiosidades sobre a Itália

0
141

Você conhece bem a Itália: história, cultura e estilo de vida? Veja neste post 8 curiosidades sobre esse lindo país e surpreenda-se!

1 – Grécia Antiga

Grande parte da Itália era território da Grécia antiga. A cidade de Siracusa, na Sicília, já foi a maior cidade da Grécia antiga, se igualando a Atenas em tamanho, antes do seu eventual declínio. Na verdade, os romanos costumavam chamar toda a Sicília e o sul da Itália de “Grande Grécia”, já que tantos gregos residiam ali.

2 – Romanos quase exterminados

Acredita-se, que no século I, a população de Roma era de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, mas quando Roma caiu em 476 A.D, esse número diminuiu para somente 17 mil. Cerca de 99% da antiga população romana foi perdida. Um número assustador, não é mesmo?

3 – Os gatos têm direitos

Dizem que os romanos adoram tanto seus amigos felinos que são considerados “uma herança biocultural”. Estima-se que Roma sozinha é o lar de aproximadamente 300 mil gatos – os únicos residentes que têm permissão para explorar as ruínas sempre que quiserem.

Em 2011, um gato italiano herdou mais de 10 milhões de euros depois que sua proprietária de 94 anos faleceu, tornando-se o terceiro animal mais rico do mundo. A proprietária, Maria Assunta, deixou sua “propriedade inteira” para o gato sob o cuidado de uma enfermeira confiável.

4 – Superstição

Há evidências consideráveis ​​que sugerem que os italianos são os mais supersticiosos entre os europeus. Veja algumas das superstições dos nativos: utilizam o amuleto de “Corno” para afastar as maldições sobre a masculinidade dos homens; se a pessoa é solteira, não pode deixar a vassoura tocar seus pés quando alguém está limpando o chão, pois se isso acontecer, aparentemente a pessoa não se casará; se a pessoa ouvir um gato espirrar, receberá uma boa fortuna. Há muitos exemplos de estranhas superstições italianas que você provavelmente nunca tenha ouvido falar. Curioso, não?

5 – Generosidade sem limites

Se você tem sorte o suficiente para ter comido em uma casa familiar italiana, com certeza, está bem ciente de como os italianos são generosos com os convidados, especialmente quando se trata de comida. Mas, o que você pode não saber é que, coletivamente, eles são uma nação muito caridosa também.

6 – Descendentes de italianos superam em número os italianos nativos

Com 61 milhões de habitantes, a Itália é o quinto país mais povoado da Europa. No entanto, o número de descendentes italianos que vivem no exterior é muito maior. Esse fato aconteceu depois que milhões de pessoas emigraram, principalmente para as Américas, durante o período da diáspora italiana, entre 1861 e o surgimento do fascismo na década de 1920.

Desde então, milhões de outros já emigraram. Estima-se que, mais ou menos, 25 milhões de argentinos e 31 milhões de brasileiros tenham algum grau de descendência italiana.

7 – Existem 12 línguas minoritárias oficialmente reconhecidas na Itália

Entre elas: albanês, catalão, francês, alemão, grego, esloveno e sardo. Outras línguas são reconhecidas regionalmente, mas não pelo Estado. Além disso, há muitos outros dialetos em comunidades pequenas que estão vulneráveis ​​ou ameaçadas pela extinção.

8 – Gelato artesanal

O Gelato, especialidade dos italianos, preparado diariamente, é mais saudável do que o sorvete comum que compramos no supermercado. Por quê? É feito com ingredientes frescos e totalmente naturais. Além disso, contém 70% menos gordura do que o sorvete de fábrica. Há também muito menos ar no Gelato, o que torna o sabor mais intenso. Huuuum… Deu até água na boca!

 Conheça a Itália de perto, confira nossos pacotes:

 

Fonte: www.flavoursholidays.co.uk

DEIXE UMA RESPOSTA