6 destinos pouco conhecidos que vale visitar no Sudeste do Brasil

parque vietnã em bonito

Conhecida por suas metrópoles e vida urbana, a região sudeste também é referência no quesito turismo. Junto com o Nordeste do Brasil, o Sudeste foi o local mais pesquisado por turistas brasileiros no início de 2021.

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, cidades como Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP) e São Paulo (SP) estiveram no topo das buscas por hotéis no primeiro trimestre do ano.

Além desses e outros destinos mais populares e visados por viajantes, o quarteto formado por Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro reserva lugares pouco conhecidos, porém muito atraentes para quem deseja sair da mesmice.

Da Praia do Secreto à Holambra: 6 lugares pouco conhecidos do Sudeste que você precisa visitar

Fugir dos destinos óbvios e concorridos para turistas pode ser sinônimo de uma viagem mais tranquila e diferenciada, visto que os locais pouco conhecidos apresentam menor lotação e tem potencial de proporcionar experiências inesquecíveis.

Outro aspecto positivo de optar por destinos menos populares é o preço mais acessível dos custos de viagem, devido à menor procura. Para economizar ainda mais, vale utilizar cupons da Sub Viagens no momento de comprar passagens aéreas ou pacotes turísticos para os destinos do sudeste que apresentaremos a seguir.

1.   Extrema — Minas Gerais (MG)

Situada no limite entre São Paulo e Minas Gerais, Extrema se destaca pela culinária típica mineira, alambiques e ateliês com peças de arte que refletem a cultural local.

O município tem trilhas, cachoeiras e formações rochosas que fazem parte das maravilhas naturais da Serra da Mantiqueira.

Em adição ao contato com a natureza, Extrema oferece atrações turísticas aos viajantes à procura de aventura e prática de esportes radicais. Voo livre, rafting e caiaque são algumas das opções disponíveis aos turistas.

2.   Ilha do Japonês — Rio de Janeiro (RJ)

Águas claras e um ótimo local para assistir ao pôr do sol são os diferenciais oferecidos aos visitantes pela Ilha do Japonês, destino situado em Cabo Frio no Rio de Janeiro.

O mar calmo aliado à água cristalina e rasa faz da Ilha do Japonês um passeio sensacional tanto para famílias que preferem uma experiência tranquila quanto para turistas interessados em esportes aquáticos.

3.   Holambra — São Paulo (SP)

Charme e uma atmosfera similar aos campos floridos holandeses. Essa descrição resume a cidade de Holambra, um dos destinos pouco conhecidos do Sudeste que esbanja romantismo.

Fundada por imigrantes vindos da Holanda, a cidade transparece sua herança cultural europeia por meio da arquitetura e dos campos de flores. Estes, por sua vez, representam cerca de 45% da produção floral do Brasil.

Há diversas atrações aguardando para serem visitadas, dentre elas, o Deck do Amor, local onde casais prendem cadeados simbolizando sua união amorosa.

Leia também: Viagem Para Fora do Brasil: Dicas Importantes Para Planejá-la

4.   Parque Estadual da Pedra Azul — Espírito Santo (ES)

Em Domingos Martins, município com histórico de influência cultural italiana e alemã, está o Parque Estadual da Pedra Azul cuja principal atração é a formação rochosa de 1,8 km de altura que dá nome ao parque.

Os raios de sol incidem na superfície da pedra gerando tons variados, incluindo o azul, o que torna a Pedra Azul um espetáculo natural a ser admirado.

Este ponto ideal para os amantes da natureza fica a 50 km da capital do estado, Vitória, e possui uma série de trilhas que conduzem a piscinas naturais.

5.   Praia do Secreto — Rio de Janeiro (RJ)

Acessível apenas por trilha, a Praia do Secreto tem um nome que sugere seu status de destino pouco conhecido do Sudeste.

Embora seja chamada de “praia”, trata-se, na verdade, de uma piscina natural que se mostra aos visitantes apenas durante a maré baixa.

Cercada por uma estreita faixa de areia e com dimensões singelas, a Praia do Secreto está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, especificamente entre a Prainha e a Praia da Macumba.

6.   São Thomé das Letras — Minas Gerais (MG)

Grutas, trilhas, cachoeiras, formações rochosas e um céu estrelado de tirar o fôlego são alguns dos atrativos do município de São Thomé das Letras.

Para os entusiastas da gastronomia, a culinária composta por refeições mineiras pode ser experimentada nos estabelecimentos da praça central da cidade.

Por ser um dos destinos pouco conhecidos do Sudeste, o município possui opções de hospedagens baratas para aqueles com um orçamento mais modesto.

Esquecemos de listar algum destino? Deixe o seu comentário e ajude os leitores do blog da Schultz na sua próxima viagem!