Roteiro de viagem personalizado: Confira essas 4 valiosas dicas
Viajar é um momento de muita empolgação, mas que tem um processo de planejamento que pode ser cansativo, principalmente para quem não tem muita experiência ou tempo no dia a dia para organizar um roteiro de viagem personalizado.
Sendo assim, muitas pessoas vêm buscando por viagens personalizadas, que trazem experiências conforme o seu tipo de perfil, além das suas principais necessidades. Uma agência especializada é fundamental nessa etapa, para que tudo saia como o esperado e a viagem seja um sucesso.
Por isso, no blog de hoje, te mostramos o porquê você deve conhecer o perfil do cliente, qual a importância de um roteiro de viagem personalizado, além de quais são os seus benefícios e algumas dicas para personalizar um roteiro de viagem.
Por que conhecer o perfil do cliente para criar um roteiro de viagem personalizado?
Em primeiro lugar, é importante saber que cada pessoa tem um hábito e uma forma específica de realizar suas escolhas de viagem, tendo forte influência do tipo da geração.
Por exemplo, enquanto uma geração pode decidir realizar uma compra de uma viagem em sites oficiais, outra pode utilizar plataformas especializadas para comparar preços.
Se você deseja oferecer uma viagem personalizada para um determinado público, pode direcionar seus esforços para esse objetivo e, consequentemente, obter maiores resultados.
Outro ponto fundamental é saber qual é a prioridade do viajante, pois ela pode variar conforme o estilo dele.
Confira quais são as gerações:
Geração X
A geração X engloba as pessoas que nasceram entre 1965 e 1984 e que, de alguma forma, têm familiaridade com a tecnologia mas, ao mesmo tempo, o tradicionalismo, pois tendem a ser mais metódicos.
Quanto às viagens, levam em consideração as referências de pessoas próximas, como amigos, colegas e parentes. Além disso, pesquisam bastante sobre depoimentos para saber se o local que desejam ir é confiável.
Geração Y
A geração Y, também conhecida como millennials, é formada por aqueles que nasceram entre 1985 e 1999, com o uso da internet e estão mais habituados a essas ferramentas.
É o tipo de viajante que busca por entretenimento, pois querem ir sem preocupações e aproveitar todas as oportunidades que o destino oferece.
Geração Z
A geração Z é aquela que nasceu a partir dos anos 2000, sendo totalmente nativa à internet. As pessoas dessa geração não gostam de perder tempo e costumam fazer tudo online.
Por isso, tendem a procurar informações e realizar o processo rapidamente. Sendo que nas viagens gostam de saber o que fazer e se interessam pela cultura e tradição da região.
Geração Alpha
É a geração marcada por aqueles que nasceram a partir de 2010 e são os mais atrelados à tecnologia. São os filhos dos millennials e querem inventar, interagir e se conectar sempre.
Estima-se que essa geração chegará aos 2 bilhões de pessoas no mundo até 2025 e trará mudanças ainda mais profundas na sociedade e, obviamente, no turismo!
Qual a importância de um roteiro de viagem personalizado?
Com foco na personalidade e no gosto de cada cliente, esse tipo de viagem permite programações customizadas, com detalhes para que o viajante tenha uma experiência inesquecível.
É a agência de viagens que organiza toda a parte burocrática, desde a escolha dos destinos até a compra das passagens aéreas. Ainda, o roteiro é pensado de maneira individual e exclusiva, pois a agência cria um planejamento personalizado para cada pessoa.
Quais são os seus benefícios?
Otimizar o tempo
Essa é uma das maiores vantagens de um roteiro de viagem personalizado. Pois, com uma agência individualizada, o itinerário será baseado naquilo que os clientes querem fazer, já que a intenção é que os viajantes aproveitem os seus dias com o que se interessam de verdade.
Como o roteiro personalizado é feito de acordo com os objetivos e gostos dos clientes, ele também leva em conta as formas de transportes que serão utilizadas na viagem e até mesmo os horários de pico da viagem.
Ter uma imersão cultural
Com as programações mais individualizadas,os viajantes têm tempo e liberdade para fazer uma imersão cultural no destino escolhido, conhecendo a população local e o estilo de vida daquele lugar. Uma das melhores coisas ao visitar um novo destino, não é mesmo?
Conhecer lugares fora do comum
Normalmente, as viagens convencionais são destinadas para lugares comuns, que já possuem estrutura para o turismo e que são mais famosas entre os turistas. Com as viagens personalizadas, os passeios podem sair do comum, pois é possível conhecer atrações inusitadas.
Contar com uma assessoria personalizada durante o processo de desenvolvimento de um roteiro de viagem personalizado
Outra vantagem que as viagens personalizadas incluem é que as empresas que trabalham com este tipo de serviço também oferecem uma assessoria especial durante todo o processo de viagem, desde a escolha do destino à garantia de um retorno seguro e confortável, por exemplo.
Uma equipe especializada pode ajudar o viajante a solucionar possíveis impressões que surjam ao longo da viagem, a tornando muito mais tranquila e segura.
4 dicas para criar um roteiro de viagem personalizado
1. Qual o destino que está interessado em conhecer
Quando quer personalizar um roteiro de viagem, a primeira etapa para se pensar é em qual destino o viajante está interessado em conhecer.
Como destinos de praias paradisíacas, cidades históricas e com culturas marcantes, passeios com aventura, turismo gastronômico, cidades cosmopolitas, destinos com neve ou até mesmo para contemplar a natureza e a vida selvagem, as opções são variadas conforme o tipo de cada pessoa e o seu interesse no momento.
2. Fazer uma lista de lugares que se encaixam em seu perfil
Após ser definido o estilo da viagem, é a hora de começar a fazer uma lista de lugares que se encaixam no perfil, seja nacional ou internacional.
Com isso, o turista terá várias opções para encontrar um destino que esteja dentro do seu orçamento e até mesmo aproveitar promoções de passagens aéreas que possam surgir.
3. Busque inspirações online para criar seu roteiro de viagem personalizado
Outro ponto fundamental no processo do roteiro personalizado é buscar inspiração e ela pode ser feita online, como nas redes sociais. O viajante pode começar no Instagram olhando as fotos do destinos para ajudar na escolha.
4. Ver as possíveis combinações de destinos
Para quem quer multiplicar a viagem, abrir o mapa e analisar se é possível combinar destinos também é importante. Uma viagem a Curitiba, por exemplo, pode ser estendida pelo litoral paranaense. Ou quem vai para Buenos Aires, pode se unir com a Colônia de Sacramento.
Conhecer a prioridade do cliente é fundamental para montar um roteiro de viagem personalizado
Agora você já sabe como é importante conhecer o perfil de cada viajante para proporcioná-lo um roteiro de viagem personalizado, basta planejar!
Por isso, é importante cada agente de viagens estar atualizado em quais são as prioridades dos clientes para atender às suas expectativas e proporcionar lembranças inesquecíveis de viagem.
Quer saber mais sobre roteiro de viagem personalizado? Entre em contato conosco e não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!