11 Curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre a Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um dos monumentos mais famosos para se visitar na França e no mundo. 

Com mais de 125 anos de história, tem quase mais anedotas do que metros de altura. Neste post, vamos falar sobre as melhores curiosidades da Torre Eiffel. A magia de Gustave cativou os parisienses que o consideram o símbolo mais importante de sua cidade e um dos ícones mais representativos da Europa.

Mas apesar de ser um dos edifícios mais importantes e conhecidos do mundo, poucas pessoas sabem sobre as curiosidades da Torre Eiffel que falaremos a seguir. Quer saber mais sobre elas? Fique conosco e acompanhe o post a seguir! 

1- A Torre Eiffel foi feita para durar 20 anos

Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída para a Feira Mundial de 1889 realizada em Paris. Os franceses queriam construir um monumento que impressionasse as pessoas, mas sabiam que depois da exposição iriam derrubá-lo. Porém, por vontade popular, a torre ainda está de pé.

2-  Em vez da Torre eles quase construíram uma guilhotina gigante

Para comemorar o centenário da Revolução, vários artistas fizeram propostas para criar um monumento que o mundo inteiro se lembraria por toda a eternidade. Um artista apresentou um plano para fazer uma guilhotina gigante, mas, felizmente, eles escolheram o projeto Eiffel, que ganhou confiança ao construir a Estátua da Liberdade.

3- Hitler queria subir na torre, uma das melhores curiosidades da Torre Eiffel

A famosa Torre Eiffel recebe mais de 7 milhões de visitantes todos os anos, mas Hitler não teve a sorte de ser um deles. Para impedi-lo de subir, a resistência francesa cortou os cabos do elevador e o ditador recusou-se a subir os mais de 1.600 degraus.

Hitler com seus oficiais no Trocadero

4- Uma construção “rápida”

Torre Eiffel

Uma das melhores curiosidades da Torre Eiffel é que demorou relativamente pouco para construí-la. Para ser exato, Gustave Eiffel levou dois anos, dois meses e cinco dias para terminá-la. Nada se compara aos 180 anos necessários para terminar outra das grandes atrações de Paris, como Notre Dame.

5- Mais visitantes anuais do que habitantes na Costa Rica

A torre é o monumento com a taxa de entrada mais visitada do mundo. Todos os anos, mais de 7 milhões de turistas a visitam, número superior aos habitantes de muitos países como Costa Rica ou Panamá.

A Torre Eiffel à noite

6- A Torre Eiffel em Barcelona

Sim, poderia ter acontecido se o projeto não tivesse sido negado. A Torre Eiffel foi originalmente destinada à cidade de Barcelona, ​​mas a Espanha rejeitou o projeto. Certamente acabou sendo um erro bastante caro para a Espanha perder a hospedagem deste grande monumento.

A Torre Eiffel vale hoje mais de 400 milhões de euros, seis vezes mais que o Coliseu de Roma, avaliado em 91 milhões de euros. Sem dúvida, uma das melhores curiosidades da Torre Eiffel. 

7- Franz Reichelt morreu testando sua invenção

O inventor tcheco queria testar um paraquedas que inventou inspirando-se em alguns planos de Leonardo da Vinci. A polícia francesa o autorizou a pular da Torre Eiffel, embora ela não fosse responsável se a invenção falhasse. No final das contas, não funcionou e deixou um belo buraco no chão. Uma das curiosidades mais trágicas sobre ela.

Saiba mais: o que fazer em Bonito?

8- A Torre Eiffel é pintada a cada 7 anos

Torre Eiffel

São gastos nada mais e nada menos que 60 toneladas de tinta e o processo dura até 15 meses. Os 25 pintores passam por cima com um pincel da cor “Tour Eiffel brown”, que tem três tonalidades. O mais escuro vai na base e conforme vão subindo a cor fica mais clara.

9- Ele teve um papel muito importante na Primeira Guerra Mundial

Durante a Batalha do Marne, na Primeira Guerra Mundial em 1914 , foram enviados sinais do alto da torre para direcionar as tropas francesas para a linha de frente. Não era apenas uma tática de organização estratégica para liderar as tropas; ao mesmo tempo, servia para desejar boa sorte aos soldados na guerra.

10- Hitler queria demolir a Torre Eiffel

Em 1944, quando os Aliados se aproximaram de Paris, o ódio tomou conta de Hitler e ordenou que Dietrich von Choltitz, o governador militar de Paris, destruísse a torre, junto com outros monumentos da cidade como Notre Dame ou o impressionante museu do Louvre. O general recusou!

11- A Torre Eiffel quase se mudou para o Canadá 

Quase aconteceu duas vezes: primeiro ele estava prestes a ir para Montreal em 1960, quando foi feito um acordo secreto entre Charles de Gaulle e o prefeito de Montreal. Então, sete anos depois, seria transferido para o Canadá para a Feira Mundial de 1967, mas a empresa que administrava a Torre vetou a decisão.

E então, você já conhecia alguma dessas curiosidades? E que tal conhecer a torre de perto? Acesse aqui para conferir alguns pacotes de viagem para a França! 

Deixe um comentário!