Descubra a Colômbia: sinônimo de arte, café e praia
Diversidade, cultura e infinitas belezas! A Colômbia é assim, pois a cada visita ela consegue se reinventar e entregar uma gama encantadora de possibilidades. Afinal, se não te contaram, saiba que ela é considerada um dos países mais prósperos da América Latina.
Com grande variedade em museus, cenários paradisíacos e muita energia positiva, visto que esse é o destino ideal para quem busca uma viagem diferente de tudo!
Contudo, se você ainda não está convencido de que uma viagem por lá não faz o seu tipo, leia até a última linha deste artigo e descubra os motivos para incluir a Colômbia em seu roteiro de viagem. Boa leitura!
Quais as principais cidades da Colômbia?
É quase impossível fugirmos do ‘trio de ouro colombiano’. Pois essas três cidades que vamos te apresentar são as mais visitadas e, diga-se de passagem, as mais belas também! Então, confira abaixo:
1. Bogotá
A capital da Colômbia respira movimento! Repleta de atrativos turísticos mega interessantes e vida noturna agitada, não há quem recuse um roteiro completo por lá. Além de ser o centro político, artístico, econômico e cultural do país, também é a sede do governo colombiano.
Localizada no topo de uma cadeia de montanhas, a grande metrópole é considerada uma das mais altas da América do Sul. Numa visita, não deixe de visitar o Museo Botero com suas incríveis obras de arte, conferir a Casa da Moeda e, claro, apreciar a vista no Cerro Monserrate, numa altitude que chega a 3 mil metros.
2. Cartagena
Aqui você encontra a ‘cidade amuralhada’, Cartagena. Formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matune e Getsêmani, ela é a parte mais antiga do país. São diversas edificações históricas e ruas românticas para explorar.
Nela, encontram-se os pontos turísticos mais cobiçados dos viajantes, entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. Apesar de sua historicidade, Cartagena também é a porta de entrada para encontrar o mar de sete cores caribenho. Seu clima tipicamente tropical é um convite para se refrescar entre as águas em diversos tons de azul das Ilhas do Rosário.
3. San Andrés
Já que falamos de praia, que tal também falarmos de ilha? Este paraíso é um dos mais preciosos da Colômbia. Visto que, ele é conhecido como o “Caribe Colombiano” e faz sucesso entre os apaixonados por sol e mar.
Com uma costa que se estende por 720 km, é neste lugar que você encontra os passeios mais famosos do país, com roteiro pelas ilhas Johnny Cay e El Acuario.
Além disso, ela também abriga o incrível parque ecológico West View. O local é ideal para quem não perde a oportunidade de praticar snorkel e se encantar com a rica vida marinha.
Existe melhor época para visitar a Colômbia?
Em primeiro lugar, devemos destacar que o clima na Colômbia é equatorial. Isso quer dizer que as temperaturas são constantes praticamente o ano todo.
Por ser um clima determinado pelos ventos alísios e pela umidade, as variações climáticas não obedecem às estações, mas sim, à altitude.Ou seja, a cada 1000 metros a temperatura costuma baixar cerca de 6 graus.
Apesar das explicações meteorológicas, vamos simplificar e destacar as melhores épocas de cada uma das cidades deste artigo!
- Bogotá: vale a pena visitá-la nas duas estações mais secas do ano. Sendo a primeira em dezembro e fevereiro, e a segunda, entre junho e setembro.
- Cartagena: aqui, a melhor época para explorar ao máximo a cidade é entre os meses de dezembro e abril, quando praticamente não há chuvas.
- San Andrés: não há uma estação ideal para desfrutar do melhor da ilha colombiana, pois a temperatura média anual gira em torno de 27 graus. Apesar disso, aposte no período entre janeiro e maio, quando chove pouco e não há risco de tempestades tropicais.
Que tal uma pausa para o cafezinho?
Como falamos muito de atrativos turísticos, nada melhor do que destacarmos também uma curiosidade que faz parte do DNA da Colômbia, certo?
Isso porque, o país também é destaque mundial na produção da bebida que os brasileiros mais gostam. E não, não é coca-cola, mas sim, o café! O cafezinho colombiano é um dos melhores do mundo. Pois suas áreas de produção foram até certificadas pela União Europeia junto ao IGP (Indicação Geográfica Protegida).
O turismo cafeeiro é bem consolidado por lá, sobretudo na região do Triângulo do Café. Por isso, se tiver a oportunidade, experimente o café da marca Juan Valdez, que possui um sabor marcante e de média acidez.
Se chegou até aqui, é porque de certa forma, ficou surpreso com tudo o que a Colômbia oferece. Não tenha dúvidas, o país, assim como toda a América Latina são cheios de possibilidades e emoções para quem resolve viver as suas emoções.
Então, se ficou com vontade de dar um giro pelas belezas do país, aproveite e leia o nosso artigo sobre como montar um roteiro de viagem.