Vale a pena se hospedar em um hostel?

Você sabe o que é um hostel e como funciona? Basicamente, é uma ótima opção para quem quer se hospedar durante uma viagem e não quer gastar muito. Em praticamente todos os destinos turísticos é possível achar um.

Mas se você ainda não sabe muito bem o que é um hostel e como funciona, de antemão é importante saber que eles não têm nada de luxuosos – e alguns nem conforto!

Mas se o que você busca é pagar mais barato, então pode ser uma boa opção. Neste post, preparamos uma lista com os prós e contras de se hospedar em um. Mas antes, que tal saber o que é um hostel e como funciona

Afinal, o que é um hostel e como funciona?

o que é um hostel e como funciona

Caso você não saiba o que é um hostel e como funciona, trata-se de uma hospedagem bem mais econômica do que os hotéis tradicionais, que oferecem quartos e banheiros compartilhados. Alguns ainda oferecem quartos privativos, mas é mais raro encontrar.

Geralmente eles têm uma boa localização e são bem descontraídos. Além de oferecerem café da manhã, é importante saber que a cozinha também é compartilhada. Alguns hostels chegam a oferecer mais conforto, com jacuzzi, salão de jogos e até um coworking.

Saiba também que alguns hostels oferecem até uma programação turística mais econômica, caso o hóspede não queira pesquisar por conta própria. 

Em relação aos quartos, depende muito, pois cada hostel é de um jeito. E assim como hotéis, a configuração pode mudar. Mas geralmente, os quartos em um hostel são compartilhados, e é comum que os hóspedes dividam com pessoas desconhecidas, assim como os banheiros. 

Bem, agora que você sabe o que é um hostel e como funciona, saiba também que alguns quartos chegam a ser compartilhados por 12 pessoas ou mais! Deu para entender agora porque eles são mais baratos, não é? 

Como essas hospedagens funcionam?

Assim como em hotéis, há hostels simples, e outros com padrões mais elevados. Mas no geral, é importante que você entenda o que é um hostel e como funciona: na base do “faça você mesmo”. Por exemplo, em alguns estabelecimentos, você mesmo precisará limpar o seu quarto e arrumar a cama.

Em outros, a toalha só é entregue no balcão, e no momento do check-out, você mesmo deve depositar a roupa de cama em um lugar específico. Quanto mais caro um lugar, mais conforto você pode ter, simples assim.

Portanto, seguindo essa linha do “faça você mesmo”, provavelmente ninguém vai aparecer para carregar suas malas até o quarto. Mesmo quando houver escadas, é provável que você mesmo(a) leve sua bagagem. O mesmo para telefone: talvez só haja um na recepção, e não no seu quarto!

Pode até acontecer de ter alguma ajuda, mas não espere que isso aconteça com frequência em um hostel!

Saiba mais: para onde viajar na baixa temporada para gastar menos?

Quais são os benefícios de se hospedar em um hostel? 

o que é um hostel e como funciona

Agora que você sabe o que é um hostel e como funciona, que tal falar sobre as vantagens de se hospedar em um? Vale frisar que quem só se hospedou em hotel a vida toda pode sofrer um baque na hora de se hospedar em um hostel.

Afinal, provavelmente você deverá cuidar da maioria das refeições, da limpeza do quarto e até de dividir com estranhos. Mas existem algumas vantagens, começando pelo fato de que você pode fazer novas amizades ao se hospedar em um hostel.

É extremamente comum que em um mesmo quarto você encontre pessoas de todos os cantos, podendo ser do próprio Brasil ou até mesmo “gringos”. A troca cultural que rola é enriquecedora, e se você não tem problemas em perder um pouco da sua privacidade, pode ser uma experiência bem legal.

Por outro lado, antes de você reservar um quarto, é importante entender que você deverá lidar com as diferenças. Isto é, você pode dividir o quarto com pessoas bagunceiras, que fazem barulho, que roncam, não tomam ganho, e até mesmo que acendem a luz no meio da madrugada. Sim, existe esse lado desagradável!

Do mesmo modo que pode ser uma experiência muito legal, pode ser traumatizante para algumas pessoas. Por isso, se você preza acima de qualquer coisa pela sua privacidade, com certeza um hostel não é para você. Mas se você não se importa com isso, vale a pena tentar, caso esteja querendo economizar na sua próxima viagem. 

O que é um hostel e como funciona: vale a pena ficar em um?

Outro ponto de atenção é que na maioria das vezes, são grupos de jovens que ficam hospedados em hostels, ou grupos de amigos que querem economizar. Esses grupos geralmente saem à noite para bares e pubs.

Por isso, é a chance de você conhecer novas pessoas e ainda curtir algum tipo de entretenimento. Pensando do ponto de vista financeiro, vale muito a pena. Mas você deve analisar os prós e os contras agora que sabe o que é um hostel e como funciona.

E se você pensa em viajar o Brasil, clique aqui para conferir pacotes de viagens nacionais! 

Deixe um comentário!