Quais países requerem o visto no passaporte

Quando pensamos em viagem, queremos partir logo para o mais importante: arrumar as malas, comprar passagem e reservar o hotel. Mas antes disso, é importante verificar toda a documentação necessária, como passaporte e vistos para não correr riscos de ter sua viagem cancelada de última hora, não é? Antes de mais nada, vale a gente explicar um pouco sobre o que são esses documentos, como visto e passaporte.

O que é o passaporte

O passaporte é, por definição do dicionário, um documento concedido aos viajantes por uma autoridade administrativa a fim de certificar sua identidade perante autoridades estrangeiras. 

A partir do momento em que você pisa em terras estrangeiras, seu passaporte passa a se tornar seu único documento válido!

Em países de toda a América Latina e países membros da União Europeia, bem como Rússia, Reino Unido e outros, onde não é necessário tirar o visto para turistas que vão passar uma estada no país de até 3 meses (o número varia dependendo das regras e leis de cada país, vale consultar seu agente de viagens e/ou consulado para confirmar com exatidão o período).

Inclusive, em países membros e associados do bloco econômico Mercosul, não há necessidade de passaporte para transitar entre eles, apenas o seu RG. Ou seja, você praticamente pode viajar a América do Sul inteira sem passaporte!

Mas existem alguns outros países onde apenas o passaporte não é válido…

O que é visto

Segundo o dicionário, o visto é um documento que permite a entrada e permanência num país estrangeiro, geralmente anexado ao passaporte.

Ou seja, enquanto a autoridade administrativa de seu próprio país emite o passaporte, é o país de destino que emite o visto para turistas brasileiros. Em outras palavras, pode-se dizer que o visto é a ‘autorização’ que um país concede a um estrangeiro de entrar em seu território como viajante e turista.

Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Cuba, Índia, entre outros, exigem o visto para turistas brasileiros, e seus processos, apesar de serem semelhantes, possuem características únicas, pois cada um deles estabelecem as regras para concederem seus vistos.

Todo o processo de tirar seu visto é realizado na embaixada/ consulado do país, portanto, verifique a localidade e disponibilidade da embaixada do país que pretende visitar.

 Vamos falar um pouco sobre o processo de tirar vistos de alguns países mais famosos e comuns que o requerem.

Estados Unidos

O primeiro passo para visitar a maior nação do mundo e realizar seu sonho de viver em um filme hollywoodiano, é tirar seu passaporte e correr atrás de conseguir o visto.

O primeiro passo é preencher o formulário DS 160, que contém uma série de perguntas que devem ser respondidas com muita atenção, pois essa etapa é crucial para o sucesso de todo o processo, e evitar que seu visto seja negado.

No teste, há questões como: motivo da viagem, estado civil, dados pessoais, tempo de permanência almejado no país, redes sociais… entre outras.

Após o processo online, você deve agendar uma entrevista presencial, onde você deve confirmar os dados preenchidos no formulário.

Se tudo ocorrer como o esperado, você receberá seu visto em até 15 dias, após a entrevista.

Canadá

O país vizinho dos EUA possui dois tipos de vistos para turistas: o convencional e o eTA- Autorização Eletrônica de Viagem.

Importante ressaltar que o processo de visto não é sinônimo de garantia e aprovação, visto que o último processo de visto ocorre na entrada do país, pelo oficial de imigração.

Ou seja, você pode comprar sua passagem, conseguir embarcar e, ainda assim, não ter garantia de que vai conseguir entrar no país!

Também é necessário ter visto para o país, caso você seu voo faça escala no Canadá.

Existe um passo a passo também, em todo o processo:

  • Separar os documentos requeridos
  • Traduzi-los para um dos idiomas oficiais do Canadá (francês ou inglês)
  •  Pagar as taxas
  • O protocolo se inicia, onde um oficial avalia seu processo
  • Fazer a biometria, fornecer foto e impressão digital
  • E, por fim, aguardar a resposta final do consulado.

Não há entrevista no processo de visto para o Canadá, porém, a biometria é coletada em alguns pontos nas cidades de: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ou seja, a biometria é coletada nas mesmas cidades onde são realizadas as entrevistas para o visto estadunidense.

Japão

O país do sol nascente, primeiramente, requer que você especifique o motivo da viagem: se é turismo, negócios ou estudo.

Com isso definido, você deve separar os documentos solicitados e levá-los ao consulado japonês que atende o estado de sua rsidência. Também é possível enviar para um Centro de Visto Japonês via correio.

Caso você viaje para o país como turista, serão requisitados documentos como: passaporte; formulário de pedido de visto; foto recente 3,5 x 4,5; cópia do RG; passagem de ida e volta, entre outros.

Austrália

Se você pretende ficar até 3 meses na Austrália, deve tirar seu visto para turista!

Para tanto, você precisa de passaporte assinado e válido pelo período de estada, além de formulário 48R, preenchido e assinado pelo requerente e o pagamento da taxa.

China

O terceiro país mais visitado do mundo possui um processo um pouco diferenciado para turistas brasileiros.

Primeiramente, a taxa para tirar o visto é mais barata se comparada à taxa do visto estadunidense. Enquanto a taxa americana custa em torno de R$ 800,00, a chinesa tem o valor de R$ 460,00.

Também não há necessidade de visto se o turista for passar um período de até 144 horas no país, ou seja, 6 dias.

Porém esta regra é válida apenas para as cidades de: Pequim, Tianjin, Shanghai, Hangzhou, Nanjing, Hebei, Dalian e Shenyang.

Assim como os demais países, para conseguir o visto chinês você deve preencher o formulário que o consulado chinês disponibiliza, mostrar seu passaporte e cópia, comprovante de passagem aérea e hospedagem, foto 3×4 e comprovante de rendimentos.

Conte com a Schultz Vistos 

O processo de tirar vistos não é fácil, além disso, costuma ser caro e burocrático. Então, caso você precise de alguma ajuda e/ou possua alguma dúvida em relação ao processo de visto, contate a Schultz Vistos, pois, com mais de 30 anos no mercado, somos especialistas em prestar apoio em serviços consulares.

Leia também: Como tirar visto canadense?

Deixe um comentário!