Roteiro de viagem: confira nosso guia definitivo

Quando as pessoas decidem conhecer novas culturas, enriquecer o aprendizado, ou até mesmo colecionar novas histórias, o roteiro de viagens é peça essencial para que o passeio ou a viagem a trabalho seja tranquila e repleta de bons momentos. Afinal, quando o roteiro começa a ser planejado o objetivo é que tudo seja perfeito. Não é mesmo?

Portanto, esse é o momento que o agente de viagens entra em cena. Podemos considerar esses profissionais como os grandes condutores entre as pessoas e a viagem tão sonhada. Para que esse sonho se torne realidade é essencial que o roteiro de viagens seja bem desenhado e definido.

Para te ajudar nessa tarefa de montar um roteiro irresistível para os seus clientes, preparamos esse guia definitivo com as melhores dicas para que você execute essa tarefa com maestria e excelência. Boa leitura!

Qual o papel do agente no desenvolvimento do roteiro de viagem?

Primeiramente, precisamos reforçar que ser agente de viagens é uma função complexa que exige muita organização, habilidade de escrita, comunicação clara e objetiva, conhecimento de outros idiomas, assim como de vários lugares do mundo. Sabemos que a tarefa é árdua, porém a satisfação em saber que mais uma pessoa realizou o desejo de desbravar o mundo é na mesma proporção.

Vale lembrar que além dessas habilidades que citamos é preciso muito entusiasmo, sagacidade e vontade de voar além, para alcançar sempre os resultados desejados. Não podemos deixar de falar que, em meio a todo esse processo, cada cliente é uma oportunidade de networking e indicação de sua consultoria de viagem. Pense nisso.

Sendo assim, o agente é a autoridade e o especialista, por esse motivo seu papel em todo o desenvolvimento do roteiro de viagens é vital para o sucesso do cliente desde o fechar do pacote ao retorno de suas férias ou corporativa.

Por que o roteiro de viagem é tão importante?

Agora é preciso ficar claro a importância do roteiro de viagem para que não haja contratempos. Além disso, com tudo mais organizado e planejado é possível otimizar o tempo do cliente o que, não tenha dúvidas, será um grande benefício visto que a imersão e vivência no destino será muito mais aproveitada.

Por isso, é indispensável que o roteiro de viagem seja bem definido, mas claro não precisamos ser rígidos. É preciso entender o movimento das pessoas e abrir espaço para a espontaneidade para que juntamente com o cliente todos esses detalhes logísticos sejam definidos e programados seguindo os desejos de quem vai viajar.

Em suma, fortaleça sempre a importância do roteiro de viagem. Afinal, depende do agente que todo percurso seja tranquilo e seguro. Principalmente quando se trata de viagens em alta temporada ou para locais de muita procura. 

Como montar um roteiro de viagem irresistível?

Quando o roteiro de viagem é bem estruturado o cliente tem a segurança de que tudo sairá como planejado. Portanto, quanto mais alinhado, menores são as chances de imprevistos. Por isso, aqui vão 7 dicas imprescindíveis na hora de organizar um roteiro. Confira!

1. Pesquise sobre o destino da viagem

É preciso pesquisar sobre o destino para que o viajante não se depare com situações inesperadas ou “gafes” em relação aos costumes locais. Por isso, oriente o cliente sobre como se comportar.

Do mesmo modo pesquise se o destino para onde a pessoa vai viajar tem alguma exigência sanitária como vacinas, por exemplo. Uma vez que saúde faz parte da segurança do viajante.

2. Confira os pontos mais importantes da cidade

Mostre seu conhecimento do mundo e proponha roteiros que sejam o perfil do seu cliente. Para isso, no momento de fechar o negócio questione a pessoa sobre o objetivo da viagem, com quem vai, tempo de viagem, preparo físico, entre outros.  

Sendo assim, conhecendo previamente, você poderá montar um roteiro dinâmico a favor do viajante, interligando pontos próximos e paradas estratégicas, como lojas, restaurantes e barzinhos, por exemplo.

3. Previsão do tempo, ok!

Muitos destinos apresentam constantes instabilidades. Por esse motivo, ao planejar o roteiro de viagem é essencial que o agente confira as condições climáticas da região para definir a melhor época e roupas mais adequadas.

Dessa forma, é possível direcionar o cliente para que ele não erre na hora de fazer as malas e esteja sempre confortável para aproveitar sua viagem ao máximo.

4. Pesquise a estadia

O planejamento prévio do roteiro de viagem junto ao cliente permite uma busca mais detalhada quanto a estadia. Para isso, tenha em mente o orçamento e a categoria de acomodação.

Com isso respondido, fica mais fácil todo esse processo de pesquisa. Como já falamos é fundamental questionar o cliente para entender suas necessidades, dessa forma, as chances de acertar na hospedagem são muito maiores.

5. Defina o orçamento e tempo disponível

Um dos pontos mais importantes do roteiro de viagem é saber calcular a quantidade necessária de recursos para que a pessoa possa aproveitar com tranquilidade e sem estourar os limites. 

Sendo assim, defina junto ao cliente um orçamento levando em conta o período de viagem e a disponibilidade financeira: pense na hospedagem, locomoção, alimentação, passeios, compras e possíveis imprevistos. No caso de viagens internacionais, não deixe de conferir o valor da moeda local.

6. Documentação

A documentação é uma parte fundamental para qualquer viajante, especialmente para destinos fora do país. Além do passaporte, após a pandemia, muitos países exigem o cartão de vacinação e o visto de entrada. No Brasil é possível viajar apenas com o documento de identidade (RG) ou outro documento oficial com foto.

Outro ponto importante a ser considerado, é sempre orientar o cliente a fazer cópias de segurança dos documentos e não andar com os originais. Dessa forma evita-se perdas, roubos e falsificações.

7. Seguro-viagem

Por mais que a viagem esteja toda bem planejada, é importante lembrar que imprevistos acontecem. Nessas horas, é melhor não contar com a sorte e prevenir o cliente. Para isso, a melhor opção é contratar um seguro-viagem. 

O seguro garante o reembolso em caso de cancelamento ou interrupção da viagem; cobertura de despesas médicas em caso de doenças ou acidentes; assistência jurídica e todo apoio necessário na língua pátria do viajante e cobertura em caso de perda de documentos, roubo ou extravio de bagagens.

Esses são os pontos mais importantes para garantir o planejamento de um roteiro certeiro para os seus clientes.  Quando se tem um roteiro planejado, fica mais claro saber o que exatamente deve ser feito e apreciar a viagem sem complicações.

Por fim, para que uma viagem seja realizada com sucesso o planejamento do roteiro é essencial. O agente de viagens, por sua vez, é ponto chave para que a viagem seja segura, proveitosa e repleta de momentos incríveis.

Nossas dicas fazem sentido para você? Então, aproveite a oportunidade e assine nossa newsletter para receber sempre em primeira mão conteúdos que vão contribuir para o seu crescimento profissional.

Deixe um comentário!