Saiba mais sobre a solicitação do passaporte

Viajar é sempre uma ótima escolha, seja para trabalhar ou a lazer, conhecer novos lugares, pessoas e até mesmo adentrar na cultura do local é a meta de grande parte das pessoas. No entanto, a viagem em si é algo que exige bastante planejamento, visto que por trás das fotos há também a parte burocrática, como separação e retirada de documentos específicos, como o passaporte e o visto, compra de passagens, bem como reserva de hotéis, por exemplo, e muito mais. 

Em especial, para viagens internacionais, é necessário ter alguns documentos em mãos, como o passaporte. Por isso, antes de chegar ao destino final é preciso ver o que é obrigatório apresentar para entrar no país. A Schultz Vistos pode te ajudar e facilitar todos esses processos, afinal nossa assessoria tem profissionais especializados nesses procedimentos.

O que é o passaporte?

O passaporte é, definitivamente, a licença necessária para permitir a entrada das pessoas nos países fora do seu local de origem. É um documento emitido pela Polícia Federal, que tem como principal função servir de identificação pessoal em todo o mundo. Com validade de dez anos, o passaporte é o controle de registro de entrada e saída de alguns países, juntamente com os vistos (há alguns países que não se faz necessário). 

Assim como os objetivos variam (turistas, visitas emergenciais, refugiados e etc), os passaportes também variam. No entanto, tudo pode ser feito de maneira eficaz e rápida com a ajuda da assessoria da Schultz Vistos, afinal, os trâmites acabam variando de acordo com a necessidade de cada um.

Quem pode solicitar esse documento?

Quem pode solicitar o passaporte? Todos estão aptos a fazer a retirada do documento? Vem que a Schultz Vistos te diz! 

Para obter o documento é necessário atender alguns pré-requisitos básicos, estipulados pela Polícia Federal, sendo eles: ter votado, justificado ou pago a multa na última eleição, além de não ser procurado pela justiça nem ser impedido por ela de retirar documento, bem como ter realizado o alistamento eleitoral e estar liberado do serviço militar obrigatório.

Etapas de solicitação

Assim como há algumas regras de quem pode solicitar o documento, para conseguir ter o passaporte em mãos é preciso realizar algumas etapas:

1. Reunir os documentos

Sem dúvidas, a primeira etapa para dar entrada no processo de tirar o passaporte é a reunião de todos os documentos necessários, que são: 

  • documento de identidade (que pode ser RG, Carteira de Habilitação com foto e também carteira de trabalho);
  • CPF;
  • certidão de nascimento (mas só se você tiver alterado o nome durante o processo);
  • certificado de naturalização (para os naturalizados);
  • passaporte antigo (se não for o seu primeiro passaporte, mesmo ele sendo de emergência ou não. Caso não apresente, pode ser cobrado o dobro da taxa). 

Além disso, confira se você está regularizado com a justiça eleitoral, pois, apesar de não ser necessário a emissão de um comprovante de votação, é consultado na hora se você está em dia com o TSE.

2. Preenchimento do formulário on-line

Separou os documentos? Agora é a hora de prestar muita atenção e realizar o preenchimento do formulário on-line, no site da Polícia Federal. São quatro fases de preenchimentos, entre inserção dos dados pessoais, os documentos pessoais (os descritos acima), os dados complementares como profissão e endereço e, por fim, confirmação dos dados. Após a conclusão do preenchimento on-line, o site mesmo gera um protocolo e o GRU (Guia de Recolhimento da União) para que você realize o pagamento da taxa.

3. Pagamento da taxa e agendamento

Preencheu tudo? Então, agora é a hora de pagar a taxa. Somente depois da compensação do boleto que o processo de retirar o passaporte pode continuar para a próxima etapa, que é o agendamento. 

O agendamento também deve ser feito através do site da Polícia Federal. Entretanto, o solicitante deve comparecer à sede escolhida para retirar o passaporte, após a conclusão do processo, que pode levar até noventa dias. 

Com o passaporte em mãos é hora de solicitar o visto (se necessário). Este pode ser um processo burocrático, que exige paciência e conhecimento. Por isso, você pode contar com a assessoria da Schultz Vistos para facilitar esses trâmites. Entre em contato conosco e tenha uma viagem sem dores de cabeça!

Leia também: 3 Países incríveis para você fazer um mochilão na Europa

Deixe um comentário!