Saiba mais sobre o que é o Passaporte Mercosul

Todo mundo que viaja ama explorar o mundo. Já aqueles que ainda não saíram do país, sonham em fazer isso, não é verdade? Afinal, conhecer novas culturas, pratos diferentes, costumes e o idioma local é realmente uma experiência encantadora. É como se estivéssemos em um filme que a gente cresce vendo na TV. Mas para conseguir viajar é preciso passar por alguns processos burocráticos, e pela emissão de alguns documentos, como o passaporte Mercosul, se você pretende viajar para países pertencentes ao bloco, apesar de não ser obrigatório para quem viaja a turismo.

Pensando em te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos te explicar sobre o que é o passaporte Mercosul, como emitir, quem pode tirar o documento, entre outras informações. É muito importante viajar de maneira planejada, atendendo a todos os requisitos necessários para que a viagem aconteça sem imprevistos ou estresses.

O que é o Mercosul?

O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. Ele foi criado em 1991 com o objetivo de melhorar a relação econômica entre os países, além de aumentar a oferta de emprego e renda. Este é um bloco econômico semelhante aos demais, mas que apresenta alguns pontos que o diferenciam.

O Mercosul cria uma política de livre comércio entre os países participantes, além de promover uma facilidade de circulação entre serviços e pessoas. Assim, profissionais como médicos, jornalistas, professores e outros profissionais podem trabalhar nestes países a partir da revalidação do diploma.

Entre os países que compõem ou já compuseram o Mercosul estão:

  • Brasil: maior economia do bloco;
  • Argentina: segunda maior economia;
  • Paraguai: grande exportador para o Brasil e para a Argentina;
  • Uruguai: também exporta muito para os mesmos países;
  • Venezuela: suspensa desde 2016 devido ao descumprimento de cláusulas;
  • Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname: participam da política de livre comércio;
  • México e Nova Zelândia: não participam do bloco nem fazem parte da política de livre comércio. São apenas países observadores.

O passaporte de fato é necessário?

Os passaportes não são uma exigência quando você deseja viajar a turismo para países do Mercosul. A questão que é importante ficar atento é que só é permitida a entrada de um viajante sem passaporte Mercosul em um dos países do bloco econômico caso a viagem seja a turismo.

Se for a trabalho ou estudo é necessário apresentar o passaporte. Aqueles que vão apenas para fazer turismo e optam por isso sem o passaporte é preciso ficar atento também às condições do RG. Caso estejam em péssimas condições, foto muito antiga, apresente dificuldade para leitura das informações, ele pode não ser aceito.

Alguns países optam por só aceitar o RG se ele tiver sido emitido a no máximo 10 anos. É importante dizer também que documentos como CNH, OAB, CRM e certidões não são aceitos em hipótese alguma. Todo este processo de liberação do passaporte para países do mesmo bloco é parecido com o que acontece na Europa. Por lá também existem alguns acordos semelhantes.

Quem pode tirar o passaporte?

O passaporte nada mais é que um documento de identificação para cada viajante durante sua estadia em outros países. Ele é muito importante e precisa ser guardado com segurança, principalmente durante a viagem.

É nele onde se registra a sua entrada e sua saída do país visitado, além das autorizações para que isso aconteça. 

Para prosseguir com todas as burocracias da solicitação de um passaporte ou visto, o mais recomendado é contar com o auxílio de uma assessoria especializada, como a Schultz Vistos. Existem muitos documentos que precisam ser emitidos e apresentados, além de um formulário online que deve ser preenchido. E claro, a emissão de um passaporte não é algo gratuito, por isso, o pagamento deve ser feito com total certeza do que está sendo pago. 

Após o pagamento e emissão de documentos, é necessário agendar uma visita e acompanhar o andamento do processo até sua conclusão. Tudo isso pode ser feito com a ajuda da assessoria contratada. 

Vale ressaltar que todas as pessoas que estão no território brasileiro podem solicitar a emissão do passaporte Mercosul na Polícia Federal. Caso o solicitante não consiga vir até o Brasil para solicitar a emissão, ele pode acessar o serviço da Polícia Federal, que possibilita a solicitação estando no exterior.

Estão entre as condições para emitir o passaporte Mercosul:

  • Sou brasileiro: ter votado na última eleição; estar quite com as obrigações com o Serviço Militar; ter alistamento eleitoral; reunir todos os documentos exigidos para a emissão do passaporte Mercosul; não ser procurado pela justiça.
  • Não sou brasileiro: deve viajar utilizando o passaporte do seu país. Mas será concedido passaporte para estrangeiros nas seguintes condições:  ser nacional de país que não tem relação com o Brasil; ser nacional de país que não possui posto de atendimento; documento que comprove que o consulado negou o passaporte e comprovar também a necessidade de viajar; refugiados, apátridas e asilados.

Facilitando a emissão com uma assessoria profissional

O processo de emissão do passaporte Mercosul é de fato um pouco burocrático. Mas já imaginou que facilidade seria ter uma assessoria que faz todo o trabalho por você, e no final te entrega o documento pronto? A Schultz Vistos assume todas as etapas para que você fique responsável apenas pelo planejamento do que vai fazer na viagem para aproveitar ao máximo o país visitado.

Além disso, quando você conta com uma assessoria você evita que alguns problemas aconteçam. Entre esses problemas está o esquecimento ou a falta de atenção durante a verificação dos documentos exigidos. É importante evitar trabalhar em dobro tendo que refazer o processo porque esqueceu um documento.

Por isso, deixe quem é profissional em emissão de documentos para viagens fazer o processo no seu lugar! Enquanto isso, vá pensando nos lugares que quer visitar, nos presentes que vai trazer para a família e até mesmo nas fotos que você quer registrar para garantir que o momento seja o mais inesquecível possível. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário!