Saiba tudo sobre o visto para brasileiros

O visto é um documento exigido por muitos países e que serve para que os estrangeiros tenham o seu acesso ao país de destino autorizado. Com isso, evita-se a entrada de criminosos, controlando quem entra e quem sai do território. Por isso, é muito importante passar por este processo bem antes da realização da viagem, uma vez que geralmente ele é um pouco demorado.

Os vistos para brasileiros são uma exigência de diversos países. Diante da pandemia da Covid-19 tudo ficou ainda mais criterioso, já que foi preciso tomar medidas para controlar o vírus. Como o Brasil vivia em uma situação difícil em relação aos casos de contaminação, a abertura das fronteiras para nossos turistas aconteceu bem depois que para grande parte dos países.

Mas, com o avanço da vacinação, as medidas foram se tornando cada vez mais flexíveis e as fronteiras foram sendo liberadas. Hoje vamos te falar quais são os países que exigem o visto para brasileiros e como funciona o processo de emissão deste documento. Destacamos também a importância de poder contar com uma assessoria especializada em documentação para viagens.

Principais países que exigem visto

Atualmente, entre os principais países que exigem vistos para brasileiros estão:

Estados Unidos: o turista precisa preencher um formulário chamado DS 160. Nele o viajante precisa responder perguntas como: por que vai viajar para os EUA? Dados pessoais, estado civil, quanto tempo vai ficar e até mesmo colocar o seu perfil nas redes sociais. Depois disso tem que pagar as taxas e agendar a entrevista.

Canadá: o Canadá é muito popular por oferecer oportunidades de trabalho e estudo para estrangeiros. Ele também exige um visto de entrada no país e oferece o chamado eTA (Autorização Eletrônica de Viagem), que permite que estrangeiros que tenham tirado visto nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido sejam autorizados a entrar no país.

Austrália: na Austrália, para solicitar o visto, é necessário fornecer o seu endereço no Brasil, quanto tempo pretende ficar e apresentar documentos de identidade.

Países europeus: os países europeus geralmente não exigem visto para quem vai ficar por até 90 dias. Mas para quem pretende morar é obrigatório ter um visto. O importante é que você consulte o consulado do país que vai visitar para confirmar se precisa ou não emitir um visto.

Japão: no Japão, o turista precisa deixar claro o motivo da sua viagem, e assim escolher um dos tipos de visto: turismo, negócios ou estudos.

China: um dos países mais procurados pelos brasileiros que viajam principalmente a negócios, emite visto com duração de até 5 anos.

Camboja: para obter o visto de entrada no Camboja o turista tem que tomar a vacina contra a febre amarela com antecedência. O visto autoriza a estadia do estrangeiro por até 30 dias.

Índia: o país exige uma série de documentos para emitir vistos de 30 dias, 1 ano ou até 5 anos. Tudo vai depender do motivo da viagem.

Entre diversos outros países que exigem o visto para entrada.

Documentação para solicitar visto de negócios

Os documentos mais gerais podem ser passaporte, protocolo de solicitação do visto, foto, identidade, comprovante de pagamento da taxa, carta convite, entre outros. Mas é válido lembrar que cada país possui suas próprias regras, e por isso os documentos podem variar. Por isso é muito importante contar com uma assessoria especializada como a da Schultz Vistos na emissão de documentos de viagens.

Principais tipos de vistos

Da mesma forma que a documentação necessária para emitir vistos é muito específica, variando conforme o país desejado, o tipo de visto também é.

Abaixo você verá uma lista com os principais tipos de visto para entrada nos Estados Unidos. Mas, lembre-se de que cada país oferece uma modalidade diferente a partir das suas próprias normas. Confira:

  • Visto B1/B2: para quem vai viajar a turismo ou a negócios;
  • E1: para os comerciantes;
  • E2: para investidores;
  • Visto EB5: para imigrantes que querem fazer investimentos no país;
  • F1: estudantes;
  • H1B: para profissionais formados que querem trabalhar no país;
  • K1: para quem tem noivo ou noiva americana;
  • J1: para intercâmbio;
  • O1: para trabalhos com atividades extraordinárias.

Além disso, existem ainda outros vistos, como por exemplo, o L1 – para trabalhar em empresas multinacionais; o R1 – para atividades religiosas e o P1 – para atletas e artistas.

Qual o prazo para aprovação depois de solicitado?

Este prazo para aprovar o visto depois da solicitação vai ser determinado também pelo consulado do país de destino. Consulte estas informações durante o processo de emissão do documento!

Importância de uma assessoria neste processo

Em resumo, como observamos, o processo de emissão de vistos é muito burocrático. São muitos documentos e tipos de vistos que precisam de avaliação antes do agendamento. Por isso, contar com uma assessoria especializada em documentos de viagens é essencial para que tudo ocorra da maneira mais eficiente possível.

Além disso, você só vai precisar se preocupar com a sua viagem. Assim, você fica livre da parte menos agradável e recebe sua documentação pronta para viajar.

A Schultz Vistos trabalha para que todos os nossos clientes consigam viajar da maneira mais confortável possível. Conte com a Schultz Vistos!

Deixe um comentário!