TOEFL: pagar um curso ou viajar?

Você vai fazer a prova do TOEFL e ainda não se sente muito bem preparado? Então, você veio ao lugar certo!  O TOEFL é uma prova de proficiência em inglês, e serve para que uma pessoa consiga estudar no exterior.

Muitas universidades cobram de alunos do mundo inteiro um mínimo de conhecimento em inglês para fazer uma graduação ou até mesmo um mestrado fora.

E é justamente através do TOEFL que esse conhecimento é medido. Algumas universidades na Europa, principalmente no Reino Unido, cobram esse conhecimento em outro tipo de prova, o IELTS.

Mas, na prática, as duas são bem parecidas.

Fazer o TOELF não é nada barato. A prova custa um pouco mais de R$ 800, e você tem uma única chance para provar que sabe inglês.

Se você não conseguir a pontuação mínima necessária para ingressar em uma faculdade, será necessário pagar para fazer uma nova prova.

Por isso, antes de pagar a taxa do TOEFL, é importante que você saiba exatamente o tipo de conteúdo que é cobrado e a nota mínima exigida pela universidade para onde você quer ir.

Não conte com a sorte para fazer essa prova. Ela é composta de 4 módulos:

  • Listening;
  • Writing;
  • Reading;
  • Speaking.

Por isso, você precisa ter um conhecimento intermediário para avançado para fazer o teste.

Se você ainda está começando a aprender inglês, não é o tipo de prova para você. 

Claro que você pode fazer, não existe nenhum tipo de restrição. Mas saiba que você estará desperdiçando seu dinheiro.

Uma dica interessante antes de fazer a prova é buscar alguns simulados na internet. 

Isso porque além de ser uma prova complicada, você terá um tempo limitado para responder cada questão.

Portanto, além do conhecimento necessário, você precisará treinar o seu próprio tempo na hora de fazer a prova.

Para fazer a prova, não adianta só estudar

TOEFL

Por melhor que seja o seu inglês na hora de falar, isso não é o suficiente para fazer a prova.

Mais importante do que ter um vocabulário extenso é saber exatamente como funciona a estrutura dessa prova.

Portanto, novamente: a melhor forma de treinar para a prova e não jogar seu dinheiro fora é fazendo simulados.

Quando você for começar, coloque o cronômetro do lado. Saiba que para as questões de listening, você terá aproximadamente 30 segundos para responder cada uma, e não poderá ouvir o áudio mais de uma vez. Os vestibulares dão em média de 3 a 4 minutos para responder cada questão. O TOEFL menos de um minuto!

A nota final da prova é calculada a partir da média das 4 áreas que já mencionamos acima para você. Por isso, não adianta gabaritar uma e zerar a outra. Para obter um bom score, você precisa necessariamente ir bem em todas elas para conseguir uma boa média.

Portanto, o ideal é que você priorize os estudos daquela área em que tem maior dificuldade.

Assim como o ENEM e os vestibulares, o TOEFL também cobra atualidades.

Por isso, além de precisar se preparar bem para o idioma, você também precisará estar atento a tudo o que está acontecendo pelo mundo.Acompanhar os portais de notícias online e assistir a noticiários ajudará você!

Viajar para fazer o TOEFL – vale a pena?

Embora seja importante entender como funciona a estrutura do TOEFL, é fundamental entender antes disso a estrutura da língua inglesa. Claro que fazer a prova é mais barato do que viajar para outro país, mas você já considerou viajar, por exemplo, para os Estados Unidos ou Inglaterra para ter uma imersão de verdade na língua inglesa?

Além de aprender o idioma a fundo, você ainda ganhará experiências que carregará para o resto da vida. E de quebra, ao fazer a prova do TOEFL, estará muito mais preparado(a) para resolver as questões. E ainda por cima, diminuirá as chances de ter uma baixa pontuação e precisar pagar novamente para fazer a prova.

O certificado dura dois anos, e independentemente da sua necessidade de proficiência, saiba que ter no currículo uma viagem para o exterior conta muitos pontos, seja para um curso superior, entrevista ou currículo de trabalho.

Uma viagem para os Estados Unidos pode proporcionar muito mais do que simplesmente o aprendizado do idioma. Você se aprofundará em outra cultura, totalmente diferente da brasileira, conhecerá novas pessoas, poderá fazer novas amizades.

Além disso, conhecerá outra culinária, paisagens incríveis, algumas das cidades e pontos turísticos mais visitados do mundo, e carregará uma bagagem de valor inestimável. Toda essa experiência só pode ser adquirida em uma viagem. Não existe curso de inglês que possa substituir tudo o que você pode ganhar ao viajar.

Por isso, antes de pagar algum curso caro de inglês, pense na possibilidade de conhecer os Estados Unidos. Pode ser uma experiência muito mais incrível! Acesse esse link para conferir os melhores pacotes de hospedagem e passagens!



Deixe um comentário!