Como quitar as dívidas para viajar de forma barata?

Não consegue viajar porque está sempre no vermelho? Saiba que eliminar as dívidas para poder viajar de forma barata não é difícil. Você só precisa de um pouco de organização de disciplina!

Na grande maioria, a dívida é apenas um reflexo da falta de disciplina e impulsividade na hora de comprar ou de gastar seu dinheiro à toa.

Se você não consegue sair das dívidas, frases como essas abaixo devem ser comuns no seu dia a dia:

“Não sei para onde o meu dinheiro está indo, sempre falta no final do mês”. Ou então: ”Que droga…exagerei mais uma vez no cartão de crédito e não vou conseguir pagar a fatura.”

A boa notícia é que você pode sair das dívidas para viajar de forma barata, mas para isso, vai ter que começar a criar muita disciplina, nem que precise criar artifícios e se forçar a fazer a coisa certa todo dia.

Portanto, você pode começar a seguir as seguintes proporções:

  • Poupar 15% do seu salário;
  • Usar 50% para contas;
  • E usar os outros 35% para pagar suas dívidas.

Bem, você deve ter se atentado ao primeiro item: poupar 10%.

Mas espera aí: mesmo com dívidas você deveria poupar dinheiro? Sim, e vamos explicar o motivo abaixo. Você precisa poupar se quiser começar a viajar de forma barata!

Como poupar dinheiro para viajar de forma barata mesmo estando com uma dívida?

viajar de forma barata

Mesmo que você queira sair das dívidas, entenda que é importante começar a poupar todos os meses pelo menos 10% do seu salário.

E não muito mais do que isso. Afinal, a sua prioridade agora é sair das dívidas.

Certo, mas então, por que poupar se elas devem ser quitadas? Os juros das dívidas não são superiores aos juros dos rendimentos mensais de uma poupança, por exemplo?

Sim, eles são maiores. Mas mesmo assim, você deve continuar focando na sua economia mensal. Por quê?

Porque esse valor das taxas de juros das dívidas ainda assim será menor do que o valor que você vai poupar todo mês.

O fato de você criar mais disciplina vai compensar as suas dívidas!

O segundo passo é traçar todas as suas contas em uma planilha para que elas não excedam esses 50% do seu orçamento mensal. Assim, além de quitar a sua dívida, você vai poder viajar de forma barata.

Entenda que viajar não significa fazer as malas e passar três semanas na Europa. Com organização, você pode fazer muitas viagens no Brasil que custarão muito menos, especialmente em um momento em que o dólar e o euro estão muito caros.

E esse valor exceder?

Então é hora de você começar a ver o que pode ser descartado. Tenho certeza de que você está pagando algumas coisas que não precisaria, como aquela academia que não usa mais, um serviço de música como Spotify ou até mesmo aquele almoço fora de casa aos 

finais de semana.

É importante ter alguns prazeres na vida, mas você pode adiar isso um pouco. Sua prioridade máxima agora deve ser sair das dívidas. Então, quando isso acontecer, você vai poder viajar de forma barata mesmo enquanto não se recupera totalmente.

Uma coisa saudável que você pode fazer é cancelar o seu cartão de crédito por enquanto. Parcelar compras não faz com que um produto fique mais barato, só faz com que a despesa se alongue por meses.

Negocie suas dívidas antes de pensar em viajar

viajar de forma barata

Primeiro, organize em uma planilha todos os seus credores e seus respectivos valores.

Em seguida, explique a situação em que você se encontra, e mostre que está disposto a pagar a dívida, mas só pode pagar um pequeno valor por mês. O fato de você não se mostrar resistente já ajudará bastante no processo de renegociação.

Em seguida, calcule qual é o seu saldo final assim que tudo for renegociado. Nesse caso, você pode recorrer a um empréstimo para pagar as dívidas.

Ou seja, você poderá pedir um empréstimo para pagar tudo o que deve, e dessa forma ficar com apenas uma pendência.

As vantagens são que além de ficar com uma única dívida, as taxas de juros serão menores do que de você tivesse diferentes pendências, especialmente aquelas provenientes de cartão de crédito e cheque especial.

Portanto, recapitulando agora:

  • Separe 15% para guardar em uma poupança;
  • Separe 35% para renegociar suas dívidas;
  • E os outros 50% serão destinados a suas contas, sendo que elas devem passar por uma reformulação. 

Nesse período, você só deve pagar aquilo que é realmente indispensável, como aluguel e as contas da casa.

Quanto mais cedo você colocar isso em ação, mais cedo vai sair das dívidas e poder viajar para lugares incríveis! 

Gostou das dicas? Então que tal começar a procurar alguns pacotes de viagens para o Brasil para já começar a se planejar assim que você terminar de pagar o que precisa? Clique aqui e confira destinos brasileiros incríveis e que não vão custar tão caro! 

Deixe um comentário!