4 Passeios históricos e culturais para curtir um final de semana em Madrid

Madrid não é Paris, nem Roma. Embora não falte museus, igrejas e obras de arte de importância internacional, a “monumentalidade” não é seu ponto forte. Mas se você quer viajar para Madrid, locais para conhecer mais sobre a história e a arte não faltarão.

Às vezes, mesmo os serviços públicos podem ser falhos, sem mencionar os problemas relacionados à qualidade do ar e ao tráfego.

Por que, então, apesar das dificuldades, Madrid é tão incrível?

O segredo é o desejo esmagador de viver de seus habitantes. Uma alegria que resistiu à longa ditadura e a crises financeiras severas.

No entanto, Madrid se recuperou fortemente nas últimas décadas. Hoje é uma capital repleta de jovens, sonhos e esperanças, além de lugares lindos e prédios históricos.

E se você também quiser conhecer Madrid sob outro ângulo, confira logo abaixo o artigo que preparamos com um guia do que você pode conhecer ao viajar à capital espanhola!

1- Puerta del Sol: conheça ao viajar para Madrid

viajar para madrid

A Puerta del Sol é o ponto de partida perfeito para descobrir o coração de Madrid.

É, antes de tudo, um ponto simbólico, pois representa o km 0 da rede de estradas espanhola e, em seguida, porque historicamente sempre foi a praça mais importante de Madrid, mesmo antes de a cidade subir ter se tornado capital em 1561.

Sem voltar muito no tempo, em 15 de maio de 2011 a Puerta del Sol foi palco de uma manifestação muito importante contra as medidas de austeridade lançadas pelo governo para enfrentar a crise iniciada três anos antes.

Esses protestos se estenderam de Madrid às principais cidades da Espanha, não muito diferente do que aconteceu alguns meses antes na Tunísia e no Egito.

A Puerta del Sol, de fato, é o coração da vida noturna de Madrid. Não muito longe fica Huertas, a área mais turística da cidade, cheia de clubes, pubs e cervejarias.

Também vale a pena ver o antigo Palazzo delle Poste, hoje sede do governo de Madrid.

2- Museu do Prado

A galeria de arte com a maior coleção do mundo de obras do pintor Hieronymus Bosch fica em Madrid.

Só isso já seria suficiente para explicar a fama internacional do museu. No entanto, ela oferece muito mais aos visitantes: além das pinturas de “El Bosco” (como os espanhóis costumavam se referir ao artista holandês), há muitas outras obras para ver: Velázquez, Goya, Caravaggio e outros.

No Museu do Prado, existem mais de 70.000 pinturas, além de esculturas e desenhos que ocupam as galerias e salas de um imenso edifício neoclássico projetado no final do século XVIII pelo arquiteto espanhol Juan de Villanueva.

O financiamento de um projeto tão importante como esse veio da casa real espanhola. Na verdade, foi Carlos III da Espanha quem queria a construção do palácio, com a intenção inicial de torná-lo um Museu de História Natural.

No entanto, foi o sobrinho Ferdinand VII que mudou seu destino, usando-o como uma galeria de imagens da família real.

Obviamente, ao longo dos séculos, o Museu do Prado passou por várias mudanças e reformas, sendo que a última foi em 2007 com a inauguração de uma nova estrutura de exposições ao lado do mosteiro de San Jeronimo El Real.

Como a visita ao museu leva várias horas, é melhor evitar a multidão de finais de semana para entrar.

 3- Vai viajar para Madrid? Conheça o Museu Reina Sofia

Há quem defenda que a visão de Guernica, a famosa tela de Picasso, alojada no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, faz valer a pena uma viagem a Madrid.

De fato, esta pintura, que narra o terrível bombardeio da cidade basca pela força aérea alemã durante a guerra civil espanhola, é uma das obras-primas mais importantes do século XX.

No entanto, no segundo andar deste museu, há muito mais o que se ver, onde está instalado o acervo permanente: “A Erupção do século XX: utopias e conflitos”.

Além de Picasso, algumas obras de Miró e Dalí, outros dois grandes artistas da pintura espanhola do século passado, também fazem parte da coleção.

O Museu Reina Sofia está localizado no antigo Hospital Geral, um edifício do século XVIII projetado pelo arquiteto da corte Francisco Sabatini.

Desde 2005, anexado à estrutura principal, existe outro edifício futurista projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel. Exposições temporárias são montadas nesta nova ala do museu.

4- Plaza de Cibeles

viajar para madrid

Se Puerta del Sol é a praça de protestos contra a austeridade que levou ao nascimento de um partido que luta pelos socialistas, por outro lado a Plaza de Cibeles é o lugar onde os fãs do Real Madrid se reúnem para celebrar as vitórias do time.

Ela é uma praça “esportiva”, com uma fonte no centro, a Fuente de Cibele, cercada por quatro edifícios históricos da cidade.

A fonte, também dedicada à deusa Cibele (ou Ceres), é um dos monumentos mais apreciados pelo povo de Madrid, tanto que ela foi protegida com sacos de areia durante a guerra civil que de 1936 a 1939 causou um verdadeiro terror na cidade.Agora que você já sabe o que visitar caso aprecie arte e história, que tal começar a planejar o seu roteiro e as suas próximas férias? Aproveite para acessar aqui e conhecer 4 destinos incríveis do Marrocos e da Península Ibérica!

Deixe um comentário!