O que fazer ao viajar para Montevidéu?

Pouca gente sabe, mas o Uruguai é um dos produtores dos melhores vinhos da América do Sul. Se você der uma olhada com mais atenção para o mapa mundi, entenderá um dos motivos pelos quais você deveria viajar para Montevidéu.

O país se encontra entre os paralelos 30° e 35 graus do Hemisfério Sul, a mesma localização geográfica do Chile, Argentina, Austrália e África do Sul, todos famosos pelos conceituados vinhos produzidos.

Por isso vale a pena apostar na inclusão do Uruguai nesta lista. A cultura vinícola do Uruguai vem do período colonial quando se descobriu o solo propício. As parreiras passaram a abrigar as famílias mais abastadas em torno da mesa.

Hoje em dia, embora a produção seja em grande parte de vinícolas familiares ou de empresas de pequeno porte, aumentou muito. São aproximadamente 300 bodegas, que produzem quase 110 milhões de litros de vinho por ano.

E não apenas para consumo interno. Atualmente, 15% do vinho fabricado no Uruguai destina-se ao mercado externo, em um número que tende a crescer à medida que os rótulos uruguaios vão ficando cada vez mais conhecidos. Embora originária da França, a cepa de uva tradicional do Uruguai é a Tannat.

É com essa uva que são produzidos muitos dos vinhos uruguaios premiados internacionalmente. Outras variedades produzidas e que fabricam alguns dos melhores vinhos são a uva Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir e muitas outras.

A maioria das bodegas fica nas localidades de Montevidéu, incluindo as que ficam no departamento de Canelones, mas também se encontram vinícolas em Maldonado e até próximas da fronteira brasileira,

Esse é um passeio muito legal que você pode fazer no Uruguai: visitar algumas dessas bodegas, entre barreiras, além de degustar os vinhos, que muitas vezes são servidos com uma saborosa tábua de frios e petiscos.

Ao viajar para Montevidéu, aproveite para conhecer as termas em cidades próximas

viajar para Montevidéu

Na década de 1940, no Oeste do Uruguai, foram descobertas algumas fontes termais cujas águas chegavam à superfície a uma temperatura de mais de 45 graus, e desde então, os departamentos de Salto e Paysandu nunca mais foram os mesmos. Os complexos de águas termais passaram a ser o cartão postal de visita dessas regiões.

A região de Salto é a localidade que possui as melhores termas. Lá você poderá encontrar hotéis muito bem estruturados que dispõe de várias piscinas de água quente onde se pode desfrutar de banhos que fazem muito bem ao corpo humano.

Você ainda poderá encontrar parques de água repletos de tobogãs e brinquedos aquáticos para crianças, adolescentes e adultos. São perfeitos para se divertir. Graças às propriedades terapêuticas das preciosas águas quentes, a região de terras do Oeste uruguaio se tornou um dos pontos mais atrativos do país. Com frequência, ônibus brasileiros atravessam a fronteira do Brasil para chegar a Salto.

Os museus do Uruguai

viajar para Montevidéu

Continuando nosso passeio por Montevidéu, quem imagina que museu é uma casa antiga amontoado de coisas velhas, preciso urgentemente rever os seus conceitos. E você pode fazer isso no próprio Uruguai e Montevidéu. Não deixe de conhecer o Museu Torres Garcia, o Museu Nacional de Artes Visuais e o Museu de Bellas Artes que não ficam atrás de nenhum museu da Europa.

As exposições não se restringem ao campo das artes. O Museu do Futebol atrai não apenas apreciadores do esporte número 1, mas todos aqueles que gostam de pequenas histórias. Ele fica localizado no verdadeiro templo esportivo, o Estádio Centenário, que foi o palco da primeira Copa do Mundo que aconteceu em 1930.

E lá você também poderá conferir de perto a fatídica Copa de 1950, aquela em que o Uruguai silenciou o Maracanã. Você também poderá conhecer o Museu Andes de 1972, que praticamente reconstitui o episódio do avião com jogadores de rugby uruguaio que caiu nos Andes, acidente no qual, apesar de todas as dificuldades, 16 jovens conseguiram sobreviver, resistindo semanas no frio das montanhas.

Não apenas a capital uruguaia proporciona boas horas em museus, como você ainda poderá ir para Colônia do Sacramento.

É difícil resistir à tentação de defini-la como um clichê “museu a céu aberto”, sendo que  ela possui ótimos locais que jogam luz na história dos tempos em que o Uruguai era disputado por espanhóis e portugueses.

Além disso, Punta del Leste é mais do que praias e agito. Você poderá passar pelo museu CasaPueblo, uma das construções mais instigantes da América Latina onde a criatividade borbulha nas artes e na arquitetura. E ainda poderá conhecer o Museu Ralli, com arte clássica e inovadora, além de ser possível conferir as mesmas artes na Espanha ou em Israel, franquias desta galeria.

Pronto para fazer as malas e viajar para Montevidéu e outras cidades incríveis do Uruguai? Então aproveite para conferir aqui pacotes de viagens com as melhores cotações do mercado e faça a sua sonhada viagem para o Uruguai!

Deixe um comentário!