Conheça Natal: o destino da Convenção Schultz 2023

A Convenção Schultz 2023, que acontece entre os dias 19 e 23 de março, será realizada em Natal, e os participantes poderão desfrutar de todas as atrações que a cidade tem a oferecer, além de participar das atividades programadas pela proteção. A cidade oferece uma infraestrutura turística completa, com opções de hospedagem, restaurantes, transporte e lazer para atender a todos os gostos e orçamentos.

Natal está localizada no Nordeste do Brasil, mais precisamente no estado do Rio Grande do Norte. É conhecida como a “Cidade do Sol” devido ao seu clima ensolarado durante todo o ano. Ainda, é um destino turístico popular, especialmente por suas belas praias, como Ponta Negra, Praia do Forte e Genipabu.

Além das praias, Natal oferece uma série de outras atrações turísticas, como o Parque das Dunas, o Forte dos Reis Magos, o Mercado de Artesanato Potiguar e o Morro do Careca. A cidade também é famosa por suas festas populares, como o Carnaval de Natal, o São João e o Festival de Inverno.

Pensando nisso, no blog de hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre o destino e tudo o que você pode vivenciar por lá na Convenção Schultz 2023. Continue lendo! 

A Convenção Schultz 2023

A Convenção Schultz 2023 é um evento organizado pela Schultz, uma empresa brasileira de turismo que atua em diversos segmentos do mercado, como turismo receptivo, emissivo, corporativo e de lazer. A comunidade é um encontro anual da empresa que reúne colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios para discutir tendências, partilhar conhecimentos e apresentar novidades do setor.

A edição de 2023 da Convenção Schultz contará com palestras, workshops, reuniões de negócios e outras atividades relacionadas ao turismo, além de momentos de networking e confraternização entre os participantes.

Essa é uma oportunidade importante para os profissionais do setor se atualizarem sobre as tendências e inovações do mercado, além de estreitar relações e fortalecer parcerias de negócios.

Gastronomia

A gastronomia de Natal é rica em sabores e muito influenciada pela culinária regional do nordeste brasileiro. A cidade tem uma grande variedade de pratos típicos, como o famoso “camarão na moranga”, que é um prato feito com camarões refogados em molho de tomate e servidos dentro de uma moranga, um tipo de abóbora. Outro prato muito popular é o “caranguejo”, que é servido cozido ou em forma de ensopado.

O lugar também é conhecido pelos pratos à base de frutos do mar, como peixes e lagostas, além de pratos feitos com carne de sol, um tipo de carne seca típica da região nordeste. O “bode guisado” também é uma opção de prato muito saboroso na cidade, feito com carne de cabra cozida com legumes e temperos.

Além disso, a gastronomia de Natal conta com uma grande variedade de frutas tropicais, como o caju, a manga, o coco e o maracujá, que são usadas em sucos, sobremesas e em pratos salgados.

Não podemos esquecer também dos doces típicos da região, como o “bolo de rolo”, feito com uma massa fina de pão-de-ló e recheado com doce de goiaba, e o “pé-de-moleque”, feito com amendoim torrado e açúcar caramelizado.

Cultura

A cultura de Natal é rica e diversa, influenciada por elementos da cultura indígena, africana e portuguesa. Entre as principais manifestações culturais da cidade estão:

  • Carnaval de Natal: evento que acontece todos os anos durante o período do Carnaval e que reúne diversos blocos de rua e escolas de samba;
  • Festa de Santana: celebração em homenagem à padroeira da cidade, realizada em julho, com procissões, missas e festas populares;
  • Fest Bossa & Jazz: festival de música que acontece todos os anos em Natal, com apresentações de artistas locais e internacionais;
  • Artesanato: Natal é conhecida pelo seu rico artesanato, com destaque para as rendas de bilro, cerâmica, bordados, esculturas em madeira e outros trabalhos manuais.

Como é o clima de Natal?

O clima de Natal é tropical quente e úmido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e uma estação chuvosa marcante. As temperaturas médias variam entre 24°C e 28°C, e raramente permanecem abaixo de 20°C.

A estação chuvosa em Natal ocorre de fevereiro a julho, com as chuvas mais intensas ocorrendo entre abril e junho. Durante esse período, a cidade pode registrar chuvas fortes e frequentes, que podem causar alagamentos em algumas áreas. Já na estação seca, que vai de agosto a janeiro, as chuvas são mais raras e as temperaturas tendem a ser mais altas.

Devido ao clima quente e úmido, é importante se proteger do sol e se manter hidratado durante todo o ano. É recomendado o uso de protetor solar, chapéus e óculos de sol, além de beber bastante água e evitar exposição excessiva ao sol nos horários mais quentes do dia.

Confira algumas atrações turísticas:

#1 Ponta Negra

Ponta Negra é uma das praias mais famosas e turísticas de Natal. Localizada a cerca de 10 km do centro da cidade, Ponta Negra é conhecida pela sua ampla faixa de areia, águas calmas e mornas, e pela vista panorâmica do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da cidade.

Além disso, possui uma infraestrutura completa para receber turistas, com diversos hotéis, restaurantes, bares, lojas de artesanato e quiosques ao longo da praia. À noite, a praia fica ainda mais movimentada, com bares e casas noturnas que oferecem música ao vivo e uma animada vida noturna.

#2 Praia do Forte 

Localizada a cerca de 4 km do centro da cidade, a Praia do Forte é conhecida pela sua beleza natural, águas cristalinas e areia clara.

Sem contar que também é famosa por abrigar o Forte dos Reis Magos, um importante patrimônio histórico e cultural da cidade, construído pelos portugueses no século XVI. O Forte é aberto à visitação e oferece uma vista panorâmica da praia e da cidade de Natal.

Além disso, a Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura turística, com quiosques, restaurantes, bares, lojas de artesanato e outros serviços. A praia também é muito procurada por surfistas e praticantes de kitesurfe, devido às suas boas condições para a prática desses esportes.

#3 Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está instalado na Capela de Nossa Senhora da Apresentação, que é considerada uma das mais antigas e importantes igrejas do estado.

O acervo do Museu de Arte Sacra é composto por diversas obras de arte religiosa, incluindo imagens, pinturas, objetos litúrgicos e mobiliário sacro, que datam do século XVII até o século XX. Ele tem como objetivo preservar e divulgar a arte sacra brasileira, além de proporcionar aos visitantes uma experiência cultural única.

Além das exposições permanentes, o Museu de Arte Sacra também promove exposições temporárias, atividades educativas, palestras e outras iniciativas culturais. A Capela de Nossa Senhora da Apresentação, onde o museu está instalado, também é um importante ponto turístico da cidade, com uma arquitetura histórica e um acervo de arte sacra que merece ser visitado.

#4 Parque das Dunas

O Parque das Dunas é uma área de conservação ambiental. Conta com uma extensão de mais de 1.170 hectares, e é considerada a segunda maior área de proteção ambiental urbana do país, e abriga uma grande diversidade de fauna e flora nativas.

Ele é formado por um complexo de dunas, lagoas, restingas e matas, que oferecem aos visitantes uma ampla variedade de atividades de lazer e contato com a natureza. Entre as atrações do parque estão trilhas ecológicas, mirantes, áreas para piquenique, quadras esportivas, parques infantis e muito mais.

Além das atividades de lazer, o Parque das Dunas também possui uma agenda cultural intensa, com shows, apresentações teatrais, exposições e outras atividades artísticas e culturais. O parque é um ótimo local para quem busca relaxar em meio à natureza, praticar esportes ao ar livre ou aprender mais sobre a fauna e flora da região.

#5 Mercado de Artesanato Potiguar

O Mercado de Artesanato Potiguar, também conhecido como Mercado do Artesanato, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Natal. Localizado no bairro de Petrópolis, o mercado é um espaço de comércio de artesanato local e regional, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos típicos da região.

Lá os visitantes podem encontrar uma grande variedade de produtos, como roupas, acessórios, objetos de decoração, lembrancinhas e muito mais, tudo produzido por artesãos locais e regionais. Além das compras, o mercado também oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e a tradição do estado do Rio Grande do Norte.

Ele é um ótimo lugar para comprar presentes e lembranças, além de proporcionar aos visitantes uma experiência cultural única. Por isso, o mercado é muito popular entre os turistas que visitam a cidade, e é considerado um dos principais locais para se conhecer a cultura e a arte da região.

#6 Palácio Episcopal

O Palácio Episcopal é um importante monumento histórico. Construído em 1922, o palácio foi a residência oficial dos bispos de Natal até meados dos anos 1970, quando foi vendido e passou a abrigar a sede do Governo do Estado.

Com uma arquitetura imponente, o Palácio Episcopal é considerado um dos mais belos e importantes edifícios históricos da cidade. Ele foi construído em estilo eclético, com elementos de diversas correntes arquitetônicas, como o barroco, o neoclássico e o art nouveau.

Atualmente, o Palácio Episcopal abriga a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, além de sediar eventos culturais e artísticos, como exposições, concertos e lançamentos de livros. Ele é aberto à visitação pública, e é possível conhecer sua história e sua arquitetura em uma visita guiada. A vista do palácio também é uma ótima oportunidade para apreciar a paisagem da cidade de Natal.

Você conhece a Emprotur?

A Emprotur é a Empresa Potiguar de Promoção Turística, uma entidade governamental responsável por promover e divulgar o turismo do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Além disso, ela é a anfitriã da Convenção Schultz 2023. 

Fundada em 2007, a Emprotur tem como missão atrair turistas e investimentos para o estado, fortalecer a imagem do Rio Grande do Norte como destino turístico e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Entre as principais ações da Emprotur estão a participação em feiras e eventos de turismo, a realização de campanhas publicitárias, a produção de material promocional, a capacitação de agentes de viagens e a articulação com empresas e entidades do setor turístico. A Emprotur também atua na divulgação dos atrativos turísticos do Rio Grande do Norte, como praias, dunas, parques naturais, patrimônio histórico e cultural, gastronomia e eventos culturais e esportivos.

Te esperamos lá!

Ficou curioso para conhecer tudo isso? A Convenção Schultz 2023 será uma experiência única e inesquecível que certamente irá agregar muito valor à sua carreira e ao seu negócio. Acesse o site e saiba mais: https://convencaoschultz.com.br/.

Deixe um comentário!