O que ver e fazer na Riviera Cancun

Quem não ouviu falar de Acapulco, a praia mais famosa do mundo durante décadas?

Pois é. Durante muito tempo, até os anos 70, o sonho de praia dos mexicanos e dos americanos da Alta California era o lado do Pacífico. Somente depois que Jacques Cousteau esteve explorando os recifes da ilha de Cozumel, é que o México, os americanos e o mundo, despertaram para a costa leste do país.

O México faz parte da América do Norte, e sua região sul, mais precisamente, a porção de baixo da península de Yucatán, é considerada como parte do Caribe, pois está às margens do Mar das Caraíbas. É nessa região que ficam alguns dos atrativos mais impressionantes do mundo, tanto arqueológicos quanto naturais, e também em matéria de empreendimento hoteleiro.

A essa região, chama-se de Riviera Maya, que vai de Cancún (ponta norte da península) a Tulum. Exatamente no meio fica Playa del Carmen, que antigamente era apenas um porto de travessia para a Ilha de Cozumel logo em frente, e depois evoluiu para balneário, sendo hoje uma espécie de Arraial D’Ajuda em versão Cancún.

E exatamente no meio entre a calmaria de Cancun e a badalação de Playa del Carmen, fica a praia Puerto Morelos, onde será inaugurado em setembro de 2021, o mais novo resort de luxo do Caribe, o Hyatt ZIVA Riviera Cancún — uma localização muito privilegiada, de águas turquesa e vistas deslumbrantes.

Quer agitar e fazer compras? É só descer um pouquinho e vocês estará em Playa del Carmen. Para trás da Playa del Carmen, há passeios até os cenotes. São buracos no chão, como se fossem tocas, com piscinas subterrâneas naturais. São alimentados por rios subterrâneos e eram utilizados pelos Maias como meio de transitar secretamente entre uma região e outra. Há também sítios arqueológicos e visitas a comunidades descendentes dos maias, com o acompanhamento de um guia intérprete e almoço típico incluído. É possível também visitar o famoso sítio Chichen Itzá e a cidade de Valladolid. Em frente à Playa del Carmen, encontra-se a Ilha de Cozumel, própria para mergulho e snorkeling. Também possui sítios arqueológicos da antiga cultura Maia, é cheia de clubes de praia, e possui aluguel de moto Harley-Davidson com passeios guiados de um dia ao redor da ilha. E há tours de buggy com ou sem emoção.

Já se você subir um pouquinho na direção norte, poderá visitar em frente a Cancún, a Isla Mujeres. Lembra o mar de Porto de Galinhas, à parte as peculiaridades. Ideal para quem gosta de passear de catamarã, banhar-se em piscinas entre corais em alto mar, e ter um almoço de primeira com direito a brinde do melhor espumante e outros drinques de luxo.

Se descer na direção sul da Riviera, encontrará um importante atrativo, o sítio arqueológico de Tulum e sua imponente pirâmide à beira-mar, que tinha a função de fortaleza. É uma região de floresta densa e lagos, própria para quem curte o ecoturismo, sem deixar de lado o privilégio de se hospedar à beira-mar.