Como se preparar para fazer uma trilha Inca?

A Trilha Inca, um dos mais famosos roteiros de trekking do mundo, oferece aos aventureiros a oportunidade de caminhar por paisagens montanhosas deslumbrantes, explorar sítios arqueológicos intrigantes e culminar a jornada com a majestosa Machu Picchu. Para aproveitar ao máximo essa experiência inesquecível, é fundamental se preparar adequadamente.

Para isso, preparamos uma lista com várias dicas fundamentais para que você possa fazer a Trilha Inca com maior segurança e aproveite ao máximo o seu passeio. Confira a seguir!

1. Escolha a época ideal para fazer a Trilha Inca

A Trilha Inca está aberta de abril a outubro, durante a estação seca. Os meses mais secos (junho, julho e agosto) apresentam menor chance de chuva, mas também temperaturas mais baixas. Se você prefere temperaturas mais amenas, considere os meses de abril, maio, setembro ou outubro.

Não recomendamos que você viaje no pico do verão, porque além dos preços serem mais altos por ser alta temporada, você poderá enfrentar altas temperaturas com o sol na cabeça enquanto faz uma trilha.

2. Reserve com antecedência

As vagas para a Trilha Inca são limitadas e se esgotam rapidamente, especialmente na alta temporada. Reserve sua vaga com meses de antecedência, especialmente se você pretende viajar em um período de alta demanda. Vale lembrar que Machu Picchu é uma das cidades mais visitadas do Peru e do mundo, e como a cidade está em vias de proibir o turismo para preservar o patrimônio, a lista de espera com pequenas turmas de passeio é grande.

Se você não quiser se frustrar em sua viagem, recomendamos que reserve com antecedência seu passeio na Trilha Inca.

3. Treino físico e aclimatação

A Trilha Inca exige preparo físico moderado. Comece a treinar com antecedência, realizando caminhadas progressivamente mais longas e com inclinações. A altitude também pode ser um desafio. Para se aclimatar, é recomendável passar alguns dias em Cusco antes de iniciar a trilha.

Você não precisa ser uma atleta para passear na região, mas um mínimo de preparo é recomendado para não passar apuros!

4. Equipamentos e roupas

Invista em roupas e calçados adequados para trekking, priorizando materiais respiráveis, impermeáveis e confortáveis. Leve roupas para frio e calor, pois o clima pode variar durante a jornada. Não se esqueça de protetor solar, repelente de insetos, lanterna e outros itens essenciais. Você também pode deixar para comprar esses itens ao chegar lá para não carregar tanto peso na mala.

5. Mochila e bagagem

trilha inca

Leve apenas o essencial para a trilha. Uma mochila de 40 a 50 litros é suficiente. A maioria das agências de trekking oferece serviço de carregamento de mochilas, o que pode aliviar o peso durante a caminhada. Lembre-se que as caminhadas podem ser longas e cansativas, e quanto mais peso você carregar, mais cansativo será seu passeio.

6. Contrate uma agência de trekking

A contratação de uma agência experiente é essencial para garantir a segurança e o suporte durante a trilha. A agência se encarrega de fornecer guias, alimentação, transporte de bagagem e outros serviços.

7. Documentação

Tenha em mãos seu passaporte, visto (se necessário) e carteira de seguro viagem. É importante também levar dinheiro em espécie para despesas durante a trilha.

8. Seguro viagem

Contratar um seguro viagem com cobertura para trekking é fundamental para garantir sua segurança em caso de imprevistos, como acidentes, doenças ou extravio de bagagem.

Quando falamos em passeios em meio à natureza, é ainda mais importante ter um seguro viagem. Afinal, qualquer machucado que necessitar de atendimento médico ou hospitalar pode ser coberto com um bom seguro viagem. Se você não tiver o documento, todos os gastos sairão do seu próprio bolso, o que pode antecipar o fim das suas férias.

9. Saiba o que esperar

A Trilha Inca oferece paisagens deslumbrantes, mas também exige esforço físico. Esteja preparado para caminhadas longas, terrenos irregulares e mudanças climáticas. É importante também selecionar bem o período do ano para passear. Durante o verão, faz muito calor na região, e fazer uma trilha pode não ser uma boa pedida, especialmente se você não tiver um bom preparo físico para isso.

10. Respeite o meio ambiente

A Trilha Inca é um ambiente natural frágil. Siga as instruções dos guias para evitar impactos ao meio ambiente e preserve a beleza natural do local.

Dicas adicionais

  • Beba bastante água durante a trilha para evitar desidratação.
  • Faça paradas regulares para descansar e apreciar a paisagem.
  • Alimente-se de forma saudável e rica em energia.
  • Respeite a cultura local e as tradições dos povos que habitam a região.

Com um bom planejamento e preparo, você poderá aproveitar ao máximo a experiência única de caminhar pela Trilha Inca e chegar a Machu Picchu com a sensação de conquista e realização.

Você gostaria de fazer um passeio inesquecível no Peru e conhecer uma das cidades mais lendárias do mundo, Machu Picchu?

Basta acessar aqui agora para conferir nossas condições e pacotes de viagem!

Deixe um comentário!