O que levar em uma viagem?
Se você vai viajar e não quer ter problemas pela falta de alguma coisa importante na mala, nem pagar tarifas extras pelo excesso de bagagem, se organizar antecipadamente e saber o que levar na viagem é uma boa ideia. Com o uso de algumas técnicas, como listar os objetos necessários e acomodá-los habilmente na bolsa que levará na viagem, essa tarefa se torna mais fácil.
Assim, graças a essa simples atitude você conta com a vantagem de não ficar apreensivo no dia do embarque. Também diminui as chances de passar pela frustração de ter esquecido alguma coisa importante.
Contudo, para preparar a sua mala com perfeição é fundamental ter um bom guia. Por isso, este artigo ajudará você a descobrir o que levar em uma viagem, com uma lista de itens essenciais e dicas sobre como aproveitar melhor o espaço da sua bagagem. Confira!
Lista do que levar em uma viagem
Se engana quem pensa que arrumar as malas se trata apenas de colocar qualquer tipo de roupas e calçados na bagagem, existem objetos adequados para cada destino. Então, veja as dicas a seguir para levar o que é correto na sua viagem.
Roupas
É óbvio que roupas não podem faltar na sua bagagem, mas não é recomendado que seja de qualquer tipo ou em qualquer quantidade. As companhias aéreas cobram por quilos de malas que ultrapassam o limite padrão. Sendo assim, é aconselhável escolher as peças para três regiões do corpo da seguinte forma:
- Superior: para locais quentes, levar 3 camisetas básicas mais um casaco “multiuso” caso esfrie é suficiente. Já para lugares de clima frio, o mais apropriado é colocar 2 suéteres grossos com 2 camisas de manga curta e uma longa.
- Inferior: no verão, 2 ou 3 bermudas e vestidos são bem-vindos, mas não pode faltar uma calça. Contudo, se você for na época do inverno opte por 2 calças grossas, nesse caso mulheres ainda podem adicionar uma meia-calça de lã.
- Íntima: uma cueca, calcinha, sutiã e par de meias para cada dia de viagem costuma ser satisfatório. O mesmo vale para biquínis e sungas. Para mulheres, uma saída de praia também é adequado.
Essas quantidades de peças são para levar em viagens de 2 ou 3 dias, mas caso você tenha onde lavar a roupas elas são suficientes até para um mês. Aliás, antes da viagem convém conferir se está tudo limpo, se não há nada para costurar e com cheiro agradável.
Calçados
Usar o sapato errado durante uma viagem estragará o seu ânimo e a sua saúde. Por isso, eles não precisam necessariamente ser sofisticados ou estar na última moda. O importante é que sejam confortáveis e resistentes para sobreviver a longas caminhadas. Também leve em consideração o espaço que tem disponível na mala e se ela não ficará muito pesada.
Se for possível, opte por modelos impermeáveis, pois até mesmo em época de verão chove e caso permaneça muito tempo com pés encharcados pode adoecer. Nos locais de clima bastante quente, calçados arejados são bem-vindos assim como botas se tornam perfeitas em regiões cuja temperatura não passa de 20º Celsius.
Medicamentos
Mesmo que seja para uma viagem de apenas 2 dias, leve um pequeno estojo com itens de primeiros socorros com material para fazer pequenos curativos. Também inclua nele todos os medicamentos que utiliza que você toma com frequência, pois nem sempre é possível encontrá-los facilmente por um bom preço.
Além deles, é bom ter alguns remédios por precaução para tratar ou aliviar sintomas de problemas estomacais, dores no corpo, febre, gripe etc. Por falar em gripe, não se esqueça de levar máscaras e álcool gel na proporção de 70% e num frasco de até 500 ml, conforme definição das companhias aéreas para combater a Covid-19.
Itens de higiene
Escova, pasta de dente, shampoo, condicionador e absorventes femininos você pode encontrar em qualquer lugar do mundo. Todavia, em alguns lugares é difícil localizar ou são muito mais caros que em território nacional. Por isso, fica melhor levá-los e não perder tempo durante a viagem procurando esse tipo de produto.
Quando for guardá-los na bagagem, feche bem os frascos e cobra o espaço entre a tampa e o recipiente com filme plástico ou insira tudo em sacos impermeáveis. Assim, você evita que seus pertences se lambuzem, no caso de possíveis vazamentos. Fora isso, respeite a regra da companhia aérea para na mala de mãos usar embalagens somente de 100 ml.
Itens importantes do que levar em uma viagem
Praticamente qualquer mala deve conter os objetos mencionados acima. No entanto, há outras coisas que são relevantes para levar numa viagem, mas somente para alguns locais. Então, inclua na sua bagagem se for preciso:
- Dinheiro do país a ser visitado.
- Passaporte ou outro documento pessoal.
- Cartão de crédito ou débito internacional (ligue para a operadora e avise sobre sua viagem).
- Documentação de seguros, reservas (voos, hotéis, aluguel de carros, etc.).
- Telefones úteis do destino (embaixadas, polícia, ambulâncias, etc.).
- Óculos de sol.
- Sacolas de viagem compactas.
- Bolsa impermeável ou saco estanque.
Há uma grande variedade de coisas que você pode carregar na sua mala em direção a qualquer lugar. No entanto, reflita bem se cada um desses itens será realmente útil em algum momento quando for para não exagerar no peso.
Lista de eletrônicos para levar em uma viagem
Nas próximas linhas será falado de dispositivos que se tornaram parte da vida cotidiana e que podem fazer falta, se não utilizá-los na viagem. Sendo assim, continue lendo e confira as razões para levá-los.
Celular
Longe de casa, em outra cidade ou país, você pode precisar do seu smartphone para receber e enviar e-mails, mexer nas redes sociais, fazer fotos, usar aplicativos de viagem e muito mais. Contudo, nem todos os celulares atendem esses requisitos e se você não tiver um bom modelo, isso pode frustrar sua viagem.
É importante levar um aparelho com o qual você consiga criar ótimas fotografias ou até mesmo trabalhar de onde estiver. Um dispositivo com Wi-Fi que tenha pelo menos uma câmera de 5MP e 4GB de memória já é suficiente. Caso você deseje adquirir um smartphone com custo-benefício satisfatório, veja os 15 melhores celulares.
PowerBank e adaptador de tomada
É normal que no meio de uma viagem, você precise usar seu smartphone várias vezes e a carga do aparelho acabe num local onde não tenha nem eletricidade. Essa situação não será um problema, se houver um PowerBank na sua bagagem. Esse dispositivo se trata de uma bateria portátil que, dependendo do produto, gera autonomia de até 4 dias.
Em outros países, o padrão do plugue da tomada, muitas vezes, difere do modelo brasileiro. Então, na falta de uma tomada adequada para carregar o celular, usar um adaptador é a solução. Procure comprar e levar daqui mesmo, pois pode ser complicado adquirir no exterior e em território nacional essas peças são baratas.
Smartwatch
É importante destacar que um smartwatch também é um acessório bastante útil em viagens. Com esse dispositivo, você leva toda informação que precisa no braço, sem ter que abrir a bolsa ou mochila para procurar no celular ou tablet. Com ele é possível conferir o horário de partida do seu próximo voo, chamar um táxi ou reservar um hotel ou restaurante.
Outra facilidade que um relógio inteligente traz em passeios é localizar um lugar por meio de mapas. Sem contar que possui despertador que serve para evitar perder o voo e lembrar de realizar alguma tarefa no dia do embarque. Assim sendo, se você quer encontrar um ótimo modelo, confira os 13 melhores smartwatches de 2022.
Câmera fotográfica
Durante uma viagem vivemos tantos momentos especiais que chega a ser um pecado não documentar essa boa lembrança e levá-la o resto da vida. Apesar de você poder fazer isso com o seu celular, as máquinas fotográficas contam com algumas regalias que as tornam mais interessantes para criar fotos incríveis.
Por exemplo, existem câmeras mirrorless que não se movem quando você fotografa, proporcionam zooms mais largos, são silenciosas e geram imagens bem realistas. Além delas, no mercado você acha equipamentos leves e pequenos, mas direcionados para modelos esportivos de alta qualidade e as câmeras compactas de preço mais acessível.
Dicas de como se organizar em uma viagem
O que é realmente importante levar? O que fazer para acomodar a maior quantidade de coisas na mala? Veja as respostas dessas questões na sequência e mais dicas úteis para planejar sua viagem com facilidade.
Reflita em quantos e quais tipos de bagagens
A quantidade de malas necessárias é definida pelos pertences que você realmente precisa levar e o modo que os acomoda. O tipo de bagagem também interfere nesse fator, por exemplo, estão disponíveis no mercado modelos executivos. Eles são pequenos, têm rodas e vários compartimentos onde cabe o suficiente para uma viagem de 2 dias.
Já nas tradicionais e quadradas malas grandes, geralmente, cabem roupas para viagens de mais de 6 noites. Aliás, existe uma versão menor que serve como bagagem de mão e, na maioria das vezes, possuem as medidas certas exigidas pelas companhias aéreas. As bolsas de viagem, por outro lado, custam menos e permitem levar mais.
Bagagem de mão: para levar os itens importantes
Na maleta, bolsa ou mochila de viagem que você transportará dentro do avião, apenas pequenos aparelhos, alguns alimentos e peças de primeira necessidade estão liberados. Existem mais restrições quanto a coisas volumosas e de alguma maneira perigosa como explicado a seguir:
- O que pode levar – equipamentos eletrônicos de valor, entre eles máquinas fotográficas, pager, celular, laptop, MP3, DVD, chapinha, secador, escova modeladora etc. São aceitos ainda alimentos embalados e já produtos não industrializados só alguns países permitem. Cosméticos e medicamentos podem, mas somente em frascos de 100 ml.
- O que não pode levar – é proibido transportar qualquer objeto que possa gerar algum perigoso durante voo, mesmo que acidental. Por isso, nem pense em incluir na bagagem de mão artigos com pontas, explosivos, inflamáveis, substâncias químicas e tóxicas, ferramentas, armas, munições, acessórios de esportes, instrumentos musicais grandes etc.
Você pode usar a bagagem de mão para carregar seus pertences no voo e também durante a viagem. Portanto, escolha uma bolsa ou mochila que atenda os requisitos da companhia aérea e ao mesmo tempo, seja útil para transportar no dia-a-dia. Nesse sentido, para ver ótimos modelos, veja as melhores mochilas para viagem.
Bagagem de despacho: maior parte dos itens
Na mala de despacho é permitido levar uma ampla quantidade de pertences, comuns da vida cotidiana sendo roupa, sapatos, livros, inclusive, elementos inusitados. No entanto, você terá problemas ao incluir nela artigos que gerem riscos, conforme abaixo:
- O que pode levar – inúmeros itens, até coisas que não podem ir na bagagem de mão, tem permissão para despacho. Por exemplo, objetos pontiagudos como alicates de unha, canivetes, facões, tesouras etc. Além disso, aceita cosméticos, medicamentos, alimentos embalados, bola de boliche e muito mais.
- O que não pode levar – materiais explosivos e inflamáveis como detonadores, fusíveis, fogos de artifício, querosene etc. Também está proibido levar substâncias químicas e tóxicas, incluindo sprays paralisantes, venenos, sodas e ácidos. Em relação a alimentos frescos, armas e munições apenas companhias realizam o transporte com restrições.
Não há uma quantidade pré-estabelecida do que pode ser carregado, porém excesso de carga têm custos extras. De qualquer forma, é importante utilizar uma bagagem de qualidade para garantir a segurança e integridade dos itens. Então, se você não tem um bom local para pôr seus pertences, confira as 10 melhores malas de bordo.
Saiba o peso e tamanho da bagagem para não ultrapassar as medidas
Pensando em evitar despesas extras com excesso de bagagem, se possível tente pesar sua mala numa balança. Caso você não possua esse equipamento em casa, busque na internet o peso das coisas que leva. No avião, você pode transportar numa bolsa ou mochila com dimensões 55 X 35 x 25 cm, até 10 kg .
Já o que for despachado deve ir num volume com medidas de 50 x 80 x 28 cm e com carga inferior a 23 kg. Há aplicativos que verificam se as medidas estão dentro do padrão solicitado pelas companhias áreas. Entre as ferramentas que fazem isso estão o app Medidas, Latam, Kayak e Momondo.
Veja o clima e tempo do seu destino de viagem
Não faz sentido levar cachecol, toucas e luvas para aproveitar suas férias no verão do Caribe. Da mesma forma que é imprudente inserir na bagagem apenas shorts para conhecer o inverno de Moscou. Portanto, não se esqueça de saber como é o clima da cidade para onde vai.
Use aplicativos ou sites que forneçam dados meteorológicos de diversos lugares. Por exemplo, o Weather and Climate apresenta dados com previsões climáticas no longo prazo e permite ver meses antes da sua ida de que maneira o tempo estará. No entanto, quando chegar ao local, o app The Weather Channel informa a temperatura por hora.
Opte por usar roupas mais neutras
Se você levar na sua viagem peças básicas com cores neutras, poderá encontrar inúmeras combinações com tranquilidade. Utilizar esse truque ainda tem por benefício deixar sua mala mais leve, porque não necessitará de tanta variedade. Alguns exemplos de roupas versáteis são calça jeans azul ou preta, camiseta manga curta preta, cinza ou branca.
Para mulheres que vão a locais de clima quente, é recomendável usar vestidos de verão que ocupam pouco espaço e funcionam tanto para ir à praia quanto para jantar à noite. Já para homens, camisas de viscose, muito frescas e leves. Aliás, para ambos os gêneros, é ideal optar por tecidos que não amarrotem tanto e sejam fáceis de lavar.
Veja o que é realmente importante levar em uma viagem
Quando você começa a se preparar para uma viagem, é normal, num primeiro momento, tentar colocar toda a casa dentro da bagagem. Contudo, como as companhias aéreas têm restrições quanto ao peso do que pode ser levado, fica melhor não exagerar. Assim sendo, se a sua estadia for curta, talvez não precise de máscaras, cremes e outros itens de beleza.
Também troque livros físicos para passar o tempo por versões digitais. Só inclua na mala roupas que tem certeza que usará. Objetos de valor, comidas, bebidas e toalhas do mesmo modo devem ficar. Se você vai acompanhado, veja a possibilidade de compartilhar algumas coisas como pentes, escovas, chapinhas e assim por diante.
Procure por itens compactos para ter mais espaço
Os frascos de alguns produtos como xampu, sabonete líquido, condicionador, creme etc. normalmente são grandes, o que toma muito espaço na mala. Considere levá-los em pequenos recipientes ou adquirir versões menores. Outra estratégia barata e útil consiste em usar canudos de espessura grossa para armazenar esses elementos.
Para fazer isso, você tem que queimar uma das pontas do canudo e em seguida, preencher o interior com uma porção reduzida de creme, por exemplo. Depois, é só fechar queimando a outra extremidade. Durante a viagem, repita esse mesmo processo conforme fizer uso do produto.
Como organizar a bagagem
Além de colocar os itens em camadas, existe a opção de levar as roupas enroladas para caiba mais coisas. Uma das vantagens dessa técnica é que você aproveita melhor as formas da mala. Devido às alças, hastes e suportes proporcionam um espaço extra, há a possibilidade de tapar as frestas com algumas peças.
Insira os rolos verticalmente com o que for mais pesado e de tamanho maior, como calças, vestidos e jaquetas, embaixo. Depois, você pode cobrir tudo com algo que não pode ser enrolado. Botar as peças em um saco e embalar a vácuo com uma bomba de ar, encaixar as meias dentro de calçados, utilizar organizadores são outras táticas.
Verifique a segurança da sua bagagem
Imagine como seria complicado se, depois de todo o trabalho que você teve para organizar seus pertences, a companhia área perdesse sua bagagem. Então, tome algumas precauções, entre elas tire fotos de todas as coisas que levará, no dia da viagem. Inclua adesivos ou qualquer elemento que sirva para diferenciar sua mala de modelos parecidos.
Manter etiqueta de voos anteriores gera confusão, portanto sempre remova. Além disso, coloque um cartão à parte com dados para contato em caso de extravio. Use cadeados e faixas ou cinta de segurança com abertura para a chave da TSA para evitar que a abram com facilidade ou em casos de acidentes.
Não esqueça o seguro viagem
Seja por má sorte ou pela Lei de Murphy, o fato é que imprevistos acontecem e se um problema de saúde ocorrer na sua viagem, você tem que estar prevenido. Portanto, caso vá para outro país, é bom lembrar que um seguro viagem garante uma assistência médica de qualidade e sem custos adicionais.
Leve uma versão da documentação na mala e outra digitalizada por segurança. Essa mesma sugestão é válida para seguro de cancelamento de pacotes de viagem. Nesse caso, em algumas situações é possível recuperar parte do valor contratado de um pacote turístico, mas você tem que possuir os documentos na sua bagagem.
Reveja tudo para ver se não está esquecendo-se de algo
Uma das vantagens mais significativas de organizar a sua mala de viagem com antecedência é minimiza as chances de algo ser esquecido. A melhor maneira de começar a fazer a bagagem da forma correta consiste em listar o que você precisará levar, no mínimo, 4 dias antes de embarcar.
Contudo, nem sempre basta arrumar essa relação de coisas necessárias uma única vez, pois você pode se esquecer de acrescentar algum item. Então, revise sua mala umas 5 ou 6 vezes ou peça para alguém com boa memória avaliá-la. Esses simples gestos têm o benefício de salvar suas férias e muitas vezes, evitam uma enorme frustração.
Use a lista para conferir tudo o que levar em uma viagem e não esqueça nada!
Viajar com a impressão de que você está esquecendo algo essencial não é bom. Por isso, é aconselhável preparar uma lista com tudo que precisará, que sirva de guia e facilite a sua tarefa. Então, não se esqueça de montá-la e incluir as roupas apropriadas, equipamentos eletrônicos e medicamentos para viver essa experiência do melhor modo possível.
Produtos de higiene, documentos e dinheiro também não podem faltar. No entanto, é importante usar os truques ensinados nesse texto para organizar cada item, mas sem gerar muito peso. Dessa maneira, será possível levar o que for necessário para aproveitar uma bela viagem!