O que fazer para estudar na Inglaterra?

Estudar na Inglaterra é uma experiência enriquecedora e desafiadora, que oferece aos estudantes a oportunidade de aprimorar seu inglês, ter contato com uma nova cultura e adquirir conhecimentos acadêmicos de alta qualidade. O sistema educacional britânico é considerado um dos melhores do mundo, com universidades renomadas e cursos reconhecidos internacionalmente. 

Além disso, a Inglaterra é um país com uma rica história e tradições culturais fascinantes, o que torna o país ainda mais interessante para os estudantes internacionais. No entanto, estudar na Inglaterra também exige planejamento e organização, especialmente no que se refere aos aspectos financeiros e de visto. 

Nesta jornada, é fundamental contar com o apoio de instituições especializadas em intercâmbio e educação internacional.

Como estudar na Inglaterra?

 estudar na Inglaterra

Para um brasileiro conseguir estudar na Inglaterra, é necessário seguir alguns passos importantes e se planejar com antecedência. Aqui estão alguns dos principais:

  • Escolha do curso e da universidade: É importante pesquisar as universidades e cursos disponíveis e escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades e interesses;
  • Prova de proficiência em inglês: A maioria das universidades britânicas exige que os estudantes internacionais comprovem sua proficiência em inglês, geralmente através do IELTS ou TOEFL;
  • Visto de estudante: Para estudar na Inglaterra, é necessário solicitar um visto de estudante. É preciso estar matriculado em um curso com duração mínima de seis meses e ter comprovantes de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos da estadia;
  • Planejamento financeiro: Estudar na Inglaterra pode ser caro, portanto é fundamental planejar o orçamento e buscar por bolsas de estudo e outras formas de auxílio financeiro;
  • Busca por acomodação: É importante procurar por acomodação com antecedência, seja em residências estudantis ou alugando um apartamento;
  • Adaptação cultural: A Inglaterra tem uma cultura diferente da brasileira, portanto é importante estar aberto a novas experiências e se adaptar aos costumes locais;
  • Seguro de saúde: É necessário ter um seguro de saúde para estudantes internacionais, que ofereça cobertura em caso de emergências médicas.

Além disso, é importante contar com o apoio de uma agência especializada em intercâmbio e educação internacional, que possa auxiliar em todo o processo de aplicação, visto e acomodação. Estudar na Inglaterra pode ser uma experiência transformadora e enriquecedora, mas requer planejamento, organização e dedicação.

Quanto custa estudar lá?

Estudar na Inglaterra pode ser uma experiência incrível, mas também pode ser um investimento financeiro significativo. O custo de estudar na Inglaterra pode variar dependendo da instituição, do programa de estudo e da duração do curso. Aqui estão algumas informações sobre os custos envolvidos:

Taxas de matrícula: as taxas de matrícula variam de acordo com a instituição e o curso escolhido. Universidades de prestígio podem ter taxas mais altas do que faculdades menores. Para estudantes internacionais, as taxas podem ser ainda mais altas do que para os estudantes do Reino Unido ou da União Europeia. Em geral, as taxas de matrícula para programas de graduação na Inglaterra podem variar de cerca de £ 10.000 a £ 30.000 por ano.

Custos de vida: os custos de vida na Inglaterra podem variar bastante dependendo da cidade em que você estuda. Londres é geralmente a cidade mais cara, seguida por outras grandes cidades como Manchester e Birmingham. Os custos de alojamento podem ser especialmente altos, e muitos estudantes optam por viver em residências estudantis ou dividir um apartamento com outros estudantes para economizar dinheiro. Outros custos incluem alimentação, transporte e despesas pessoais. Em geral, os estudantes devem orçar cerca de £ 1.000 por mês para cobrir esses custos.

Bolsas de estudo: existem várias bolsas de estudo disponíveis para estudantes internacionais que desejam estudar na Inglaterra. Essas bolsas podem ajudar a cobrir as taxas de matrícula e/ou os custos de vida. As bolsas podem ser oferecidas pela própria universidade, pelo governo britânico ou por organizações privadas. Os requisitos para essas bolsas podem variar, mas geralmente envolvem uma forte performance acadêmica e/ou financeira.

Saiba mais: 8 passeios para fazer em Milão de graça

Estudar na Inglaterra pode ser caro, mas com planejamento e pesquisa cuidadosa, é possível encontrar opções acessíveis. Os estudantes internacionais também devem estar cientes dos requisitos de visto e de outros custos adicionais, como taxas de inscrição e seguro saúde. Além disso, é importante lembrar que o investimento em educação pode trazer grandes recompensas pessoais e profissionais a longo prazo.

Tem opções mais baratas?

 estudar na Inglaterra

Se você está procurando opções mais econômicas para estudar na Europa, há muitos destinos que podem oferecer uma excelente educação por um preço mais acessível do que a Inglaterra. Aqui estão alguns exemplos:

  • Portugal: com universidades de renome em Lisboa e Porto, Portugal é uma ótima opção para estudantes que desejam um ambiente acadêmico vibrante, ao mesmo tempo em que desfrutam do clima agradável e das praias ensolaradas;
  • Espanha: a Espanha é um destino popular para estudantes internacionais, com universidades renomadas em cidades como Barcelona e Madrid. Além disso, a vida noturna e a cultura vibrante da Espanha podem ser um grande atrativo para muitos estudantes;
  • Alemanha: com um dos sistemas universitários mais respeitados da Europa, a Alemanha pode oferecer uma excelente educação a um preço mais acessível do que a Inglaterra. Cidades como Berlim e Munique são especialmente populares entre estudantes internacionais;
  • Polônia: a Polônia é um destino cada vez mais popular para estudantes internacionais, graças a universidades renomadas como a Universidade de Varsóvia e a Universidade Jaguelônica, em Cracóvia.

Há muitos destinos atraentes e acessíveis na Europa para estudantes que desejam obter uma educação de qualidade. Ao pesquisar opções de estudo, é importante considerar o custo de vida e as opções de bolsas de estudo disponíveis em cada país.

Mas antes de pensar em se mudar definitivamente para a Inglaterra, que tal conhecer o país? Clique aqui para ter acesso a pacotes de viagem para a Inglaterra!

Deixe um comentário!