Um tour por Ametista do Sul

Sempre que se ouve falar no Rio Grande do Sul, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a Serra Gaúcha, Gramado e Canela – e quando muito, Porto Alegre. Acontece que o estado do Rio Grande do Sul abriga coisas incríveis, que só o Brasil tem, como é o caso de Ametista do Sul.

Caso você não saiba, é no Rio Grande do Sul que se encontram os cânions incríveis que separam o RS de SC, a maior praia do mundo, o maior salto longitudinal do mundo em Yucumã e as maiores minas de ametista do mundo, que ficam justamente no RS, na cidade de Ametista do Sul.

Hoje a cidade conta com pouco mais de 136 pontos de garimpos, sendo que as minas estão a uma profundidade média de 60 metros. O subsolo de Ametista do Sul é como um grande formigueiro cheio de túneis e escavações. Hoje, os principais pontos turísticos da cidade, além das minas, são os restaurantes e as vinícolas instaladas no subterrâneo.

E como você pode imaginar, é possível encontrar ametistas em todos os lugares para comprar, nas mais diversas lojas, que vendem desde pedrinhas pequenas a pedras enormes com mais de 1,5m de altura. Tem que diga que elas têm um grande poder curativo. Será?

A história da mineração em Ametista do Sul

Ametista do Sul

Foi no início de 1930 que a mineração teve início na cidade, após as minas serem encontradas por acaso. Isso porque elas escorriam das minas pelos rios e eram encontradas nos córregos. Ao final da Segunda Guerra Mundial, o interesse pelas ametistas aumentou, bem como o seu valor. Foi quando surgiram os primeiros garimpeiros na região.

Foi em 1972 que a produção chegou em seu auge, e foram construídas galerias subterrâneas com pouco menos de 1 km de extensão. Somente em 1992 a vila se tornou de fato uma cidade, e atualmente, em 2022, ela conta com pouco menos de seis mil habitantes que vivem do turismo da cidade. 

Confira a seguir o que visitar em Ametista do Sul!

1- Conheça o Ametista Parque Museu

O local é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, pois trata-se de um complexo que abriga diversas atrações turísticas. Além das minas, é possível visitar um restaurante e uma vinícola que também são subterrâneos. Também existe uma loja, uma tirolesa e até um mirante. Já a mina está abandonada. 

2- Museu da Ametista

Ametista do Sul

Outro lugar que você deve conhecer, se gosta de história e geologia, é o Museu da Ametista. Ele abriga mais de 1500 exemplares da rocha coletada em vários lugares do mundo, e não só no RS. Um destaque é um meteorito muito raro que caiu no Rio Grande do Sul e tem mais de 140 kg.

Você também poderá ver de perto a Pedra Ametista, uma das mais raras e valiosas que já foram encontradas no atual município de Ametista do Sul. Para você ter uma ideia, ela pesa algo em torno de 2.5 toneladas, o equivalente a dois carros pequenos, e seu valor sequer pode ser calculado.

3- A mina desativada

Se você gosta de aventura, vale a pena conhecer de pertinho a mina desativada. Foi construído um carrinho especial para levar os turistas às galerias adentro. Lá você poderá ver de perto como era o ambiente onde os garimpeiros trabalhavam, e até encontrar as marcas das pedras que já foram retiradas de lá.

Após sair do passeio, aproveite para fazer uma boa refeição no Restaurante Garimpo, que fica no subterrâneo das minas. Ele foi instalado onde hoje fica a mina desativada, e você poderá provar um delicioso buffet e conhecer um pouco mais da gastronomia gaúcha. Vale a pena! 

4- Belvedere Mina em Ametista do Sul

Outro complexo turístico que você deve conhecer em Ametista do Sul é Belvedere Mina. Lá você poderá conhecer de perto uma mina ainda em atividade, o famoso Museu das Pedras Gigantes, poderá se deliciar no Restaurante Subterrâneo, andar na tirolesa, se hospedar em hotéis e chalés e ainda curtir a piscina aquecida subterrânea.

Além disso, há um guia que explica toda a história e os percursos feitos na mina. É possível ver de perto também o processo de perfuração das rochas, como a pólvora é inserida no meio e como elas são detonadas. Já pensou em ver como é o processo de explosão de uma mina de perto?

Ametista do Sul é um dos destinos mais incríveis do Brasil, mas poucas pessoas ouviram falar sobre este destino. Pode ser uma ótima parada para as suas próximas férias! Quanto mais cedo você começar a se planejar, mais barata a sua viagem pode sair.

Que tal conhecer alguns destinos incríveis do Brasil? Basta clicar aqui para conferir todos os nossos pacotes. Aproveite para descobrir lugares diferentes no Brasil e sair um pouco dos roteiros mais óbvios. Faça uma ótima viagem!

Deixe um comentário!