Como escolher a melhor temporada para viajar à Europa

Muitos têm vontade de conhecer tudo o que os países da Europa oferecem em questão de turismo. Por outro lado, a grande maioria não faz ideia por onde começar o planejamento. Quais países visitar? O que vale a pena incluir no roteiro? É muito longe? 

Enfim, são muitas dúvidas que surgem antes de bater o martelo sobre a escolha do destino. Mas se fôssemos pontuar a principal de todas elas, com absoluta certeza seria como escolher a melhor temporada para viajar à Europa.

Então, hoje nós vamos te ajudar na sua jornada pelo continente europeu! Pois listamos algumas dicas e informações preciosas que você precisa levar em consideração na hora de planejar a sua viagem! Segue o fio e confira o que preparamos: 

Alta temporada pela Europa 

Para quem é apaixonado pelo verão e dispensa as baixas temperaturas, viajar na alta temporada é sucesso! Ao contrário do Brasil, o verão europeu tem início em junho e se estende até o mês de setembro. 

Neste período o clima é maravilhoso, além dos dias serem mais longos e as noites mais curtas, o que torna a viagem ainda mais proveitosa. 

Apesar disso, sabemos que nenhuma estação do ano é mil maravilhas, né? E se tratando de alta temporada, os preços de aéreos e hospedagens, principalmente em cidades mais turísticas, costumam ser mais elevados. Então, vá preparado e não deixe para organizar sua viagem em cima da hora! 

Se a sua vontade é curtir ao máximo o verão europeu, aqui vão duas indicações de destino para fugir do óbvio e apostar em algo novo: 

Croácia

Embora o país seja geograficamente pequeno, seu território possui cerca de 1.185 ilhas banhadas pelo inconfundível mar Adriático. Além disso, foi-se o tempo que a Croácia era considerada um destino “sem sal”, porque o turismo por lá evoluiu tanto que uma de suas praias chegou a receber o apelido de “Ibiza Croata”. 

Aqui, a dica é alugar um carro e percorrer o país do sul (Dubrovnik) ao norte (Zagreb). Neste trajeto você conhece alguns de seus principais pontos, como por exemplo, Slipt, os Lagos de Plitvice e o Parque Nacional Krka. 

Alemanha

Curte praia, mas quer aproveitar muitos momentos ao ar livre? Pois bem, Berlim, capital alemã, Berlim, é o que há! 

Por lá você curte o gramado de Weinberg Spark, aproveita as diversas opções de bares e restaurantes de Plagwitz, além das muitas atividades aquáticas que o local oferece. 

Ainda, não deixe de visitar as piscinas flutuantes de Badeschiff — um dos pontos turísticos mais buscados da região – e caminhar pelos parques Clara Zetkin e Johanna. 

Média temporada pela Europa 

Nem frio, nem calor. A média temporada pela Europa é um meio-termo e compreende a estação mais florida do ano: a primavera! Ela chega no continente europeu no mês dos arianos, em março, e vai até junho. Portanto, são três meses para apreciar a beleza da natureza, com muitos cantinhos floridos.  

Este período é uma ótima pedida, pois é o momento em que quase ninguém está de férias e os lugares costumam ficar mais vazios. Além disso, você também conta com a presença constante do sol, brilhante e radiante no céu! 

Geralmente o clima é bem mais ameno, mas é claro que isso varia de país para país. Separamos dois que valem a sua atenção nesta época: 

Países Baixos 

Mundialmente famosos pelos seus campos floridos, os Países Baixos ganham vida logo após o frio do inverno. Especialmente na capital, Amsterdã, você confere muitos lugares pra lá de coloridos e perfumados, afinal, ela é considerada um dos cartões-postais da Primavera na Europa. 

Além dos campos de flores, Amsterdã também possui seus incríveis canais de água, os quais também ficam lindos durante a estação. A dica é alugar uma bike e percorrê-los um a um! Ainda, a cidade também oferece um mix de cultura e história, como o museu Van Gogh e a casa de Anne Frank, ícones mundiais! 

Suíça

Embora a Suíça seja associada ao inverno, o país também entrega muitos atrativos deslumbrantes durante a primavera. Então, vale a pena conferir! 

Ao mesmo tempo que as cidades suíças florescerem por todos os lados, as montanhas também ficam verdinhas, mas com seus cumes ainda cobertos de neve. Acredite, o contraste é lindo e rende lindas fotos. 

Além disso, às margens do Lago Léman, na região francesa da Suíça, acontece o festival de tulipas de Morges. É bem pertinho de Genebra e Montreux, temos certeza que você ficará apaixonado com a visita. 

Baixa temporada pela Europa 

Apesar do friozinho rigoroso e dos dias dias mais curtos, a baixa temporada pela Europa é indicada para quem busca por uma viagem econômica. Então, se você é do time que deseja viajar sem comprometer o orçamento, viaje durante o inverno. Ele inicia em dezembro e vai até março, e durante este período a temperatura pode chegar abaixo de 10ºC! 

Nem todo mundo ama o frio, mas até entendemos, porque ninguém gosta de colocar camadas e mais camadas de roupas e ficar parecendo um boneco de neve, não é mesmo? 

Por outro lado, uma das grandes vantagens é que este é um dos períodos mais românticos do continente, ideal para apreciar belíssimos fins de tarde e visitar atrações sem ter que se preocupar com filas. Separamos duas indicações de lugares para você curtir as baixas temperaturas: 

Áustria 

Durante o inverno europeu, Viena, capital da música clássica, fica ainda mais fria. Porém, é o período perfeito para aproveitar os concertos ao ar livre. 

Já quem deseja apreciar belíssimas paisagens, que não são vistas em outros países da Europa, o ponto alto da viagem é conhecer os Alpes Austríacos. Certamente a sua experiência será única, até porque, os cenários são de tirar o fôlego! 

França 

É clichê? Pode até ser, mas não há como negar que a França fica ainda mais charmosa no inverno! Como de costume, Paris está entre as preferências dos viajantes que sonham em conhecer os encantos da Cidade Luz.

No inverno há grandes chances de você pegar neve por lá. Então, separe seus casacos para não passar frio. Mas a boa notícia é que a probabilidade de chuvas é mínima, já que elas são mais comuns na primavera. 

Além disso, quem visita Paris nesta estação conta com uma grande vantagem: conferir as atrações turísticas sem ter que ficar horas e horas na fila. Ou seja, é quase certeza que a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e a Avenida Champs-Élysée estejam bem mais tranquilos. 

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais! 

Nosso objetivo é sempre mostrar o quanto o planejamento é importante, pois como vocês viram, as estações influenciam sim na experiência da viagem. Portanto, a dica de ouro é: converse com seu agente de viagem antes de embarcar.
Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário!