Turismo na Ásia: confira nosso guia definitivo

A Ásia é o maior continente do mundo, com uma extensão de um pouco mais de 43 milhões de km². Ou seja, é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial, com aproximadamente 4.700 bilhões de habitantes. E quando o assunto é turismo na Ásia, esta parcela do globo recebe milhares e milhares de turistas anualmente.

Por lá, a diversidade cultural é gigantesca, o que desperta a curiosidade de muitas pessoas que buscam provar de uma experiência única. Uma viagem pelo continente é a certeza de conhecer lugares incríveis, mergulhar nas tradições e costumes de um povo que, praticamente, começou a história do mundo.

Muitos podem pensar que, pela distância, é complicado ou muito burocrático planejar uma viagem em algum dos países asiáticos. No entanto, saiba que, com um bom planejamento, tudo é possível.

Por isso, nós, da Schultz Operadora, viemos te ajudar com um guia definitivo para uma viagem fantástica. E mais: com dicas valiosas para não ser pego de surpresa com imprevistos, viu? Então, vamos começar pela documentação, a qual você confere a seguir.

Documentação necessária 

Sem a documentação correta, nada de turismo na Ásia. Portanto, detalhamos todos os documentos necessários para desbravar o continente legalmente:

Passaporte: assim como toda viagem internacional, o passaporte é um documento obrigatório para embarcar. Além disso, lembre-se que ele precisa ter validade superior a seis meses, então, muita atenção na hora de conferir as datas do seu.

Visto: ele é obrigatório na maioria dos países da Ásia e, depois do passaporte, é o segundo item mais importante para o viajante.

Para otimizar a sua pesquisa, listamos quais países não o exigem: Cazaquistão, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Ilhas Maldivas, Israel, Malásia, Mongólia, Rússia, Tailândia e Turquia. 

Embora eles não solicitem o visto, vale lembrar que há um limite de permanência, que varia de país para país. Alguns permitem que o viajante permaneça até 90 dias sem o documento, já outros, somente 30. Passado esse período, é preciso obtê-lo. 

Vacinas: de maneira geral, é fundamental apresentar o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela e/ou meningite nos países que o exigem, caso contrário, não é permitido a entrada. 

Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, muitos deles também tornaram obrigatório a apresentação de teste negativo da doença e o comprovante do ciclo de imunização completo. Dessa forma, é imprescindível conferir a lista dos países que exigem tais vacinas para não correr o risco de ser barrado no embarque.

Seguro-viagem: por mais que a Ásia não exija a contratação de um seguro-viagem, é importante garantir o seu. Afinal, é ele que vai te proteger contra eventuais imprevistos e cobrir despesas médicas-hospitalares em casos de acidentes. Viajar com segurança é muito melhor, né? Portanto, vale o investimento.

Países mais buscados para fazer turismo na Ásia

Visto que agora você já sabe quais documentos precisam ser agilizados para turistar pela Ásia, vamos para os destinos! Elencamos alguns dos mais visitados e cobiçados pelos viajantes para te ajudar na escolha da sua próxima viagem pelo continente.

Tailândia

Considerada um dos países mais belos da Ásia, a Tailândia lidera quando o assunto são praias banhadas pelo Oceano Pacífico. Mas, além disso, ela também é muito buscada pelos apaixonados por monumentos históricos, já que seus templos são destaques mundiais. De muitas maravilhas naturais e mercados flutuantes, sem dúvida, ela garante um turismo diversificado e completo.

Filipinas

Ele é considerado um país, mas na verdade, é um arquipélago. E não é um arquipélago qualquer, e sim um dos maiores do mundo, composto por mais de sete mil ilhas. De clima tropical e povo simpático, ele abriga muitas lagoas secretas, as quais muitas estão entre as mais bonitas do globo, com impressionantes vulcões e muitos rios subterrâneos. De cidade em cidade, os cenários são paradisíacos!

Emirados Árabes

Fascinantes pelo excesso, luxo e extravagância, os Emirados Árabes Unidos são o sonho de consumo de muitos brasileiros. Da mesma forma que abriga uma natureza abundante nos seus vastos desertos, praias e montanhas, também possui pontos turísticos megamodernos. A confederação é composta por sete emirados, no entanto, o que mais se destaca é Dubai, a famosa cidade do ouro!

China 

Acredita que pesquisas indicam que o país será o mais visitado do mundo em 2030? Pois é, e motivos não faltam para isso, pois há muita coisa para se ver, apreciar e conferir por lá. Do tamanho da Europa, mas com o dobro da população, o território chinês é moderno e tecnológico e repleto de possibilidades. Inclusive, na gastronomia, o país aguça os sentidos dos viajantes com combinações exóticas, o que faz dele um ótimo destino para ir além do óbvio e apostar em algo novo.

Dicas valiosas que todo viajante precisa saber sobre turismo na Ásia

É provável que você já saiba que, independente do lugar, é sempre bom conferir algumas dicas para explorar ao máximo a viagem, né? Por isso, seja qual for o país escolhido, separamos algumas dicas valiosas que você precisa saber para curtir o turismo na Ásia da melhor maneira possível. Confere só:

Idioma: não que seja obrigatório, no entanto, é bom saber o mínimo de inglês. Provavelmente, essa será a língua que vai te ajudar na hora da comunicação;

Estude os hábitos locais: ninguém quer ter o desprazer de cometer uma gafe por lá, concorda? Por isso, estude sobre os costumes e tradições do país visitado;

Fique de olho no calendário das monções: ignorar o complexo calendário das monções não é uma boa, pois o fenômeno climático provoca fortes chuvas que podem prejudicar a sua viagem. Então, muita cautela na hora de escolher o período para viajar;

Turismo na Ásia merece, no mínimo, três semanas: e não menos que isso! Cruzar oceanos para uma viagem “rápida” por lá é um pouco sem nexo. Dependendo do país, são 24h de voo na ida e na volta. Além disso, os deslocamentos no continente asiático muitas vezes requerem mais de um meio de transporte, para visitar determinado ponto turístico. Sendo assim, foco no planejamento!

Internet e telefone: a China é a maior comunidade virtual do mundo, porém, o acesso à rede não é fácil. Muitos sites são bloqueados pelo governo, inclusive o Google. Já na Coreia do Norte, a situação é ainda mais rígida e chega ser difícil encontrar informações corretas sobre o uso da internet e telefonia. Então, informe-se antecipadamente com seu agente de viagens sobre o assunto para não correr o risco de ficar incomunicável nestes dois países.

Gostou do conteúdo sobre turismo na Ásia? Compartilhe!

O turismo na Ásia é surpreendente, mas como vocês viram, é preciso se organizar para que tudo saia conforme o planejado.

Ainda que a sua próxima viagem não seja rumo ao continente, que tal aproveitar para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais? Afinal, sempre tem algum amigo ou conhecido que já está com a viagem marcada e ainda não sabe sobre essas informações! 

Deixe um comentário!